Sinais de pontuação em peças publicitárias impressas no mesmo jornal em dois tempos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p23-44Palavras-chave:
Sinais de pontuação, Peças publicitárias, Fronteiras sintáticas e enunciativasResumo
Este é um estudo comparativo em que examinamos os sinais de pontuação em peças publicitárias impressas publicadas no jornal local Alto Madeira (de Porto Velho, RO) tanto nos anos 40 e 50 como nos anos 2000. Nosso objetivo é acompanhar as mudanças ocorridas no uso dos sinais de pontuação ao longo do tempo. Não há, na Linguística, um referencial teórico consolidado que dê conta dos sinais de pontuação, portanto tomamos as formalizações de Nunberg (1990), Dahlet (1995 a 2006), Crystal (2015) e Bredel (2020) como referência. Definimos que as peças publicitárias no jornal apresentam uma imagem que não seja a mera ilustração do produto anunciado. Como os corpora coletados para cada época resultaram desiguais, optamos por focar nos sinais de pontuação finalizadores, já que o número de sinais finalizadores podia ser dividido pelo número de sentenças nas peças publicitárias. Os resultados apontam para uma mudança nos modos de pontuar, de maneira que o ‘formato de lista’ se consolida nos anos mais recentes. O volume de texto diminui nos anos mais recentes e a organização do espaço da peça publicitária passa a ser regida por critérios gráficos (fonte, cor, tamanho etc.), não mais critérios textuais (parágrafos).
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Referências
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