Chamada de trabalhos para dossiê temático - 2025/1

12-10-2024

Comunicamos que a Revista Entretextos (Qualis 2017-2020- A4) está com chamada aberta para a submissão de artigos, entrevistas, resenhas e traduções para o dossiê temático: Lusofonia, pluricentrismo, internacionalização: cenários da língua portuguesa no mundo

 

Submissão: até 10 de abril de 2025.

Previsão para publicação: 30 de junho de 2025.

 

Comissão organizadora: 

Davi Borges de Albuquerque - Universidade de Nankai, China

Jefferson Evaristo - UERJ

Luciane Boganika - Université Rennes 2, França 

Monique Carbone Cintra -  Università per Stranieri di Siena (Unistrasi), Itália

Diversas pesquisas acadêmicas apontam para a necessidade e os variados processos de internacionalização das línguas em um mundo globalizado (Luna, 2016; Meyer; Albuquerque, 2015), discutindo ainda como esse cenário impacta nas línguas e nos espaços que elas ocupam. Em um cenário de maior interação entre os países, trocas em diferentes âmbitos, organismos internacionais e supranacionais, as línguas ocupam um papel que, embora perene, nem sempre recebeu atenção nas pesquisas do mundo acadêmico, fato que vem sendo modificado nos últimos anos, com um crescimento inconteste dessas discussões.

Portanto, inúmeras são as demandas da sociedade moderna que fazem com que a língua seja elemento de destaque no cenário mundial e as políticas linguísticas (Evaristo, 2022; 2021) sejam um elemento a ser fortemente considerado. Nesse sentido, é fundamental compreender a língua portuguesa dentro das perspectivas da Lusofonia (Cerrone; Carbone, 2020; Rizzo, 2019; Bagno, 2017; Brito, 2013), da pluricentralidade (Albuquerque, 2022; 2021; Wilson, 2021; Silva, 2018) e/ou da internacionalização (Diniz, 2020; Carvalho; Schlatter, 2011), uma vez que esses são cenários prementes desta língua e que impactam de maneira indelével em seus múltiplos aspectos.

Em nosso dossiê, aceitaremos propostas de trabalho que considerem a língua portuguesa em uma de suas faces que esteja inserida em algum(ns) (dos) conceito(s) de nosso tema. Assim, trabalhos em PLE, PL2E, PLA, PLAc, PLH, PLNM, PBE e outros, por exemplo, são interessantes, considerando-se ainda os aspectos da Lusofonia, da CPLP, do IILP, do VOC, do PPPLE e outros. As abordagens podem envolver descrição, ensino, formação de professores, certificação, curricularização, difusão, diferenciação, variação, materiais didáticos, experiências docentes, internacionalização, documentos oficiais, políticas linguísticas ou outro aspecto relevante para a discussão acerca do papel internacional da língua portuguesa e da nova presença desta língua no mundo.