Para além das fronteiras discursivas: uma análise desconstrutora de Iracema, uma Transa Amazônica (1974)

Autores

  • Maria Elisa de Carvalho Sonda Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n24p66

Palavras-chave:

Ditadura Militar, Cinema Brasileiro, Transamazônica, Cinema-verdade, Jacques Derrida.

Resumo

Iracema, uma transa amazônica é uma ficção-documental que busca retratar as consequências sociais e ambientais do período de crescimento acelerado e modernização que marcou o início da década de 1970 no Brasil. A narrativa é construída por meio de aspectos de linguagem fílmica do cinema verdade, em que a câmera na mão e as cenas não ficcionais intencionam reproduzir um efeito do real para denunciar a exploração predatória na Amazônia com a construção da rodovia Transamazônica. A problematização que este artigo busca levantar parte da compreensão de pesquisadores sobre a história e a teoria de filmes documentários que consideram as produções cinematográficas com caráter de denúncia como uma produção também exploratória - sendo que o tema desses cineastas é, também, a desgraça da vida de seus objetos -, e de alguns conceitos do filósofo Jacques Derrida para melhor fundamentar uma desconstrução do maniqueísmo que coloca a resistência intelectual e artística como heroica na denúncia das barbáries cometidas pelos militares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elisa de Carvalho Sonda, Universidade Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba – PR

Referências

ALENCAR, José de. Iracema. In ALENCAR, José de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, 1959a, vol. III.

ARAUJO, Maria Paula. A utopia fragmentada. Rio de Janeiro, Ed. FGV, 2000.

CASADEI, Eliza Bachega; VENANCIO, Rafael Duarte Oliveira. Escritura e desconstrução da imagem e do som no cinema: uma análise de O Inferno de Henri-Georges Clouzot. In: Rumores. Edição 12, ano 6, n. 2. Julho-dezembro 2012.

CYSNE, Rubens Penha. A economia brasileira no período militar. In: SOARES, Gláucio e D’ARAÚJO, Maria Celina (orgs). 21 anos de regime militar: balanços e perspectivas. Rio de Janeiro: FGV, 1994.

COIMBRA, Marcos da Silva; Coutinho, Eduardo de Faria. Do livro ao filme: uma trajetória de Iracema. In: IPOTESI, Juiz de Fora, v. 13, n. 1, p. 89-101, jan./jul. 2009.

DERRIDA, Jacques. “Entretien: le cinéma el ses fantômes”. Cahiers du Cinema. Paris, abr. 2001.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Editora da Universidade de São Paulo: São Paulo, 1973.

DERRIDA, Jacques. Le monolinguisme de l’autre. Paris: Galilée. 1996.

DERRIDA, Jacques. Passions. Paris: Galilée, 1993.

DERRIDA, Jacques. Os debaixos da pintura, da escrita e do desenho: suporte, substância, sujeito, sequaz e suplício. In: MICHAUD, G.; MASÓ, J. ; BASSAS, J. (Org.). Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (1979-2004). Florianópolis: Editora UFSC, p. 279-295. 2012.

HOBSBAWN, Eric. Entrevista concedida a Nicolau Sevcenko para o jornal Folha de São Paulo, 04/06/1988.

MATTOS, Carlos Alberto. Jorge Bodanzky, O Homem como a Câmera. Coleção Aplauso. Imprensa Oficial: São Paulo, 2007.

IRACEMA, UMA TRANSA AMAZÔNICA. Direção: Jorge Bodanzky e Orlando Senna. Produção: Jorge Bodanzky e Wolf Gauer. Roteiro: Orlando Senna. Docudrama (95 min), Stop filmes, 1974. Longa-metragem, sonoro, Ficção Documental, 16 mm, COR, 2.470 m, 24q, 1:1’37

MENEZES, Fernando Dominience. Enunciados sobre o futuro: ditadura militar, Transamazônica e a construção do “Brasil Grande”. Dissertação (Mestrado), Brasília: PPGHIS-UnB, 2007. 84

SONDA, Maria Elisa de Carvalho. Para além das fronteiras discursivas: uma análise desconstrutora de Iracema, uma Transa Amazônica (1974). Domínios da imagem, v. 13, n. 24, p. 66-85, jan./jun. 2019.

MICHELSON, Annete. Kino-eye the writings of Dziga Vertov. Trad. Kevin O’Brien, Berkeley, Los Angeles, London, University of California Press, 1984.

NAPOLITANO, Marcos. Coração civil: arte, resistência e lutas culturais durante o regime militar brasileiro (1964-1980). Tese (Livre-docência) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). 2011.

NAPOLITANO, Marcos. O regime militar brasileiro: 1964-1985. Editora Atual: São Paulo, 1998.

RAMOS, Fernão Pessoa. Cinema Verdade no Brasil. In: TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). Documentário no Brasil: tradição e transformação. São Paulo: Summus, 2004.

RAMOS, Fernão Pessoa. História do Cinema Brasileiro. São Paulo: Art Editora, 1990.

RAMOS, José Mário Ortiz. Cinema, estado e lutas culturais: anos 50, 60 e 70. Coleção Cinema. Editora Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1983.

REBELO, Darino Castro. Transamazônica: integração em marcha. Ministério dos Transportes. Rio de Janeiro, 1973.

RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV. São Paulo: Editora UNESP, 2014.

SANTIAGO, Silvano. Glossário de Derrida. Rio de Janeiro: F. Alves. 1976.

SCHNEIDER, Nina. Propaganda ditatorial e invasão do cotidiano: a ditadura militar em perspectiva comparada. In: Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 333-345, maio-ago. 2017.

SERRA, Ana Mara. Imagem e suporte: fenomenologia e desconstrução. In: Ekstasis. Vol. 3, n. 1, 2014.

SOUZA, César Martins de. A morte é fácil na Amazônia[?]: debates sobre epidemias e políticas públicas na construção da rodovia Transamazônica. In: SEMINÁRIO DE SOCIOLOGIA DA SAÚDE E ECOLOGIA HUMANA, 1., 2010, Florianópolis. Anais ... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.

SOUZA, César Martins de. Ditadura, grandes projetos e colonização do cotidiano da Transamazônica. Revista Contemporânea, ano 4, v. 1, n. 5. 2014.

VERIANO, Pedro. O Cinema Amazônico de Bodanzky. In: Caderno de Cinema Belém-Pará. Dezembro de 1986.

WINSTON, Brian. A tradição da vítima no documentário griersoniano. In: PENAFRIA, Manuela (org.). Tradição e reflexões: contributos para a teoria e a estética do documentário. Livros LabCom, 2011.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

XAVIER, Ismail. Iracema: o cinema-verdade vai ao teatro. In: Revista Devires, Belo Horizonte, V.2, N.1, p.70-85, jan-dez. 2004.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo, Paz e Terra. 2005.

Downloads

Publicado

2019-12-26

Como Citar

Sonda, M. E. de C. (2019). Para além das fronteiras discursivas: uma análise desconstrutora de Iracema, uma Transa Amazônica (1974). Domínios Da Imagem, 13(24), 66–85. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n24p66

Edição

Seção

Artigos do dossiê