Click… ou bang? Imagens da morte na historiografia sobre fotografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n10p31

Palavras-chave:

Fotografia, Morte, Imagens, Historiografia.

Resumo

Desde o século XIX, a fotografia foi articulada a um imaginário de modernidade, na medida em que seria um artefato mecânico capaz de reproduzir a realidade. Paralelamente, o artefato fotográfico foi utilizado para a realização de retratos mortuários, dando vazão à crença da captura da alma, ânimos e espíritos, experiências não condizentes com as luzes de uma certa razão. Essas articulações não passaram despercebidas pelos principais teóricos da imagem fotográfica ao longo dos séculos XX e XXI, como Susan Sontag, Philippe Dubois, Roland Barthes e Boris Kossoy. Tendo em vista essas discussões, pretende-se, neste artigo, dialogar com a historiografia sobre as relações entre a fotografia, a morte e a vida. Essas reflexões são parte de uma pesquisa docente em andamento na Universidade Estadual de Maringá.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Teodoro da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em História e professora do Departamento de Fundamentos da Educação na Universidade Estadual de Maringá

Richard Gonçalves André, Universidade Estadual Paulista

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista

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Publicado

2012-05-01

Como Citar

Silva, A. C. T. da, & André, R. G. (2012). Click… ou bang? Imagens da morte na historiografia sobre fotografia. Domínios Da Imagem, 6(10), 31–42. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n10p31

Edição

Seção

Artigos gerais