Click… ou bang? Imagens da morte na historiografia sobre fotografia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n10p31Palabras clave:
Fotografia, Morte, Imagens, Historiografia.Resumen
Desde o século XIX, a fotografia foi articulada a um imaginário de modernidade, na medida em que seria um artefato mecânico capaz de reproduzir a realidade. Paralelamente, o artefato fotográfico foi utilizado para a realização de retratos mortuários, dando vazão à crença da captura da alma, ânimos e espíritos, experiências não condizentes com as luzes de uma certa razão. Essas articulações não passaram despercebidas pelos principais teóricos da imagem fotográfica ao longo dos séculos XX e XXI, como Susan Sontag, Philippe Dubois, Roland Barthes e Boris Kossoy. Tendo em vista essas discussões, pretende-se, neste artigo, dialogar com a historiografia sobre as relações entre a fotografia, a morte e a vida. Essas reflexões são parte de uma pesquisa docente em andamento na Universidade Estadual de Maringá.
Descargas
Citas
ANDRÉ, Richard Gonçalves. Entre o Ausente e o Duplo: apropriações mortuárias da fotografia na cultura religiosa japonesa. Discursos fotográficos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 115-136, 2011.
ANDRÉ, Richard Gonçalves. Entre o mito e a técnica: Representações de Natureza em Fontes Fotográficas (1934 - 1944). 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual Paulista, Assis, 2006.
ANDRÉ, Richard Gonçalves. A fotografia e o mórbido: representações de vida e morte em imagens funerárias. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM, 4., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2009.
ANDRÉ, Richard Gonçalves. Religião e silêncio: representações e práticas mortuárias entre Nikkeis em Assaí por meio de túmulos. 2011. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista, Assis, 2011.
ARIÈS, Phillipe. O homem diante da morte. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
BARTHES, Roland. A câmara clara: Nota sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Sobre arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Relógio D'Água Editores, 1992.
BORGES, Deborah Rodrigues. Registros de memória em imagens: usos e funções da fotografia mortuária em contexto familiar na cidade de Bela Vista de Goiás (1920 - 1960). 2008. Dissertação (Mestrado em Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
BORGES, Maria Eliza Linhares. História & fotografia. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
CARVALHO, Vânia Carneiro de. A representação da natureza na pintura e na fotografia brasileiras do século XIX. In: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: EDUSP, 1998.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. 7. ed. Campinas: Papirus, 1993.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FREUND, Gisèle. Fotografia e sociedade. 2. ed. Lisboa: Vega, 1995.
KOSSOY, Boris. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002a.
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Editora Ática, 1989.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 3. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2002b.
CERTEAU, Michel de. A operação histórica. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (orgs.). História: novos problemas. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.
SILVA, Ana Cristina Teodoro da. Temporalidades em imagens de imprensa: capas de revistas como signos de olhares contemporâneos. Maringá: EDUEM, 2011.
SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. 2. ed. Rio de Janeiro: Arbor, 1981.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.