Fotojornalistas brasileiros em época de ditadura: entre a estabilidade e o compromisso
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n24p86Palabras clave:
Fotojornalismo, Ditadura Militar, Imprensa, América LatinaResumen
A proposta deste artigo é analisar a trajetória de três fotógrafos de imprensa brasileiros durante o período da ditadura militar brasileira em particular as atuações em terras latino-americanas. Pretendemos observar quais são os principais temas fotografados, suas abordagens, relação com os veículos de informação e interação com o universo fotográfico do continente. A proposta é verificar como se transforma o olhar destes fotógrafos brasileiros, como se deu sua produção visual e o que é publicado. Metodologicamente a proposta procurar cruzar as fontes hemerográficas com história oral e também com os arquivos destes fotógrafos. A hipótese principal é que os fotógrafos não só produziram representações dos acontecimentos, mas tiveram um papel relevante na resistência aos regimes militares e na luta pela redemocratização.Descargas
Citas
BAITZ, Rafael. Um continente em foco: a imagem fotográfica da América Latina nas revistas semanais brasileiras (1954-1964). São Paulo: Humanitas, 2003.
BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa: Brasil 1900-2000. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
BONI, Paulo César. Entrevista: Juca Martins. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 10, n. 17, p. 209-228, jul./dez, 2014.
BONI, Paulo César. Entrevista: Pedro Martinelli. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 10, n. 16, p. 239-266, jan./jun. 2014.
COELHO, Maria Beatriz. Imagens da nação: brasileiros na fotodocumentação de 1940 até o final do século XX. Belo Horizonte/São Paulo: Editora da UFMG/Imesp/Edusp, 2014.
COSTA, Helouise, Entre o local e o global: a invenção da revista O Cruzeiro. In: COSTA, Helouise; BURGI, Sergio. As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2012. p. 9-31.
FERNANDES JR., Rubens. Juca Martins: a eterna paixão pela aventura humana. In: SIQUEIRA, Henrique (Org.). Juca Martins. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.
FERNANDES JR., Rubens. Labirinto e Identidade: panorama da fotografia no Brasil - 1946 - 98. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
MONTEIRO, Charles, El campo de las fotografías y las imagenes del Brasil en los años 1970-1980: entre el fotoperiodismo y la fotografía documental. Artelogie, n. 7, p. 1-15, avril 2015. Disponível em: http://cral.in2p3.fr/artelogie/spip.php?article353. Acesso em: 26 dez. 2019. 103
MUNTEAL, Oswaldo; GRANDI, Larissa. A imprensa na história do Brasil: Fotojornalismo no século XX. Rio de Janeiro: Editora da PUC-Rio/Desiderata, 2005.
PROENÇA, Caio de Carvalho. Fotografias do fotojornalismo no Brasil anos 1970: aproximações e distanciamento em Veja, Isto É, Time e Newsweek. In: Anais Eletrônicos do XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos Historiadores: velhos e novos desafios. Florianópolis: Anpuh, 2015b. p. 1-16.
PROENÇA, Caio de Carvalho. O conflito da Nicarágua em 1979 em Veja: o trabalho do fotógrafo e as decisões editorais. Mouseion, Canoas, n. 21, p. 51- 70, ago. 2015a.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.
TEIXEIRA, Evandro. A fotografia a serviço da luta contra a ditadura militar no Brasil. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 8, n. 12, p.217-252, jan./jun. 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.