A arquitetura e a cidade no jogo fotográfico
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2018v12n23p34Palabras clave:
Arquitetura e Cidade, Fotografia, Imaginário.Resumen
Se, inicialmente, a fotografia tirou proveito da arquitetura e da cidade, como modelos para provar a capacidade do aparato tecnológico de ser capaz de registrar de forma direta uma determinada cena, depois, tornou-se uma das principais ferramentas de apresentação e apreensão, no campo da arquitetura e do urbanismo. Entretanto, de certo modo, parece não serem estudadas as consequências das demandas fundamentais da fotografia – distância, luz e ordenamento – e os programas inseridos dentro do equipamento na alteração e/ou limitação do registro fotográfico. Este trabalho busca problematizar de que maneira este “jogo fotográfico” altera e, porque não especular?, direciona no sentido da construção de um imaginário limitado da “realidade” de edificações e cidades, onde o que não é passível de ser fotografado não existe.Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. Sobre La fotografia. Pré-textos. 4 ed. Trad. José Muñoz Millanes, Valencia, Espanha: Imprenta Kadmos, 2008.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Trad. Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 5 ed. Campinas: Papirus, 2001.
FANELLI, Giovani. Historie de la photographie d’architecture. Edição francesa revisada e aumentada com a colaboração de Barbara Mazza. Lausanne: Presses polytechniques et universitaires romandes, 2016.
FLUSSER, Vilém. Ensaios sobre a fotografia: para uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio D’água Editores, 1998.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FUÃO, Fernando Delfino de Freitas. Arquitectura como collage. Tese (Doutorado em Arquitetura) – Escola Técnica Superior d’Arquitectura de Barcelona, Universidad Politécnica de Catalunya, Barcelona,1992.
FUÃO, Fernando Delfino de Freitas. Papel do papel: as falhas da arquitetura e a arquitetura mesma. Revista Projeto, jun. 1994.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2008.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 4 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: uma teoria da fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
NEWHALL, Beaumont. Historia de la fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1983.
PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Bookman, 2011.
ROBINSON, Cervin. Architectural photography. Journal of Architectural Education (JAE), v. 29, n. 2, p. 10-15, nov. 1975. Publicado por Blakwell Publishing em nome de ACSA – Association of Collegiate Schools of Architecture, Inc. p. 10. Disponível em:
http://www.jstor.org/stable/1424476. Acesso em 15 set. 2011.
ROSENBLUM, Naomi. A world history of photography. 4 ed. New York: Abbevile Press Publishers, 2007.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. 3 ed. São Paulo: Companhia da Letras, 2004.
VIEIRA, César Bastos de Mattos. A fotografia na percepção da arquitetura. 2012. Tese (Doutorado em Arquitetura) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2012.
VIEIRA, César Bastos de Mattos. Fotografia urbana de Cristiano Mascaro: a cidade reconfigurada. In: Anais do 4º Encontro Nacional de Pesquisadores da Imagem. Londrina : UEL, 2013. p. 703-719.
VIEIRA, César Bastos de Mattos. Fotografia da cidade: realidade reconfigurada. In: Anais do 5º Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina : UEL, 2015. p. 296-316.
VIRILIO, Paul. A máquina de visão. 2. ed. Trad. Paulo Roberto Pires. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.