A trans-memória das imagens, sentir o tempo e inquietar-se: o caso Sonderkommando
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2018v12n22p115Palabras clave:
Trans-Memória das Imagens, Imagem Sobrevivente, SonderkommandoResumen
Se a memória se constituiu, desde o seu início, como um terreno privilegiado da história, ela não é menos importante para outras áreas do pensamento, como as artes. Se a história a utilizou e a integrou como um dos seus conceitos fundamentais, transformando-a num conceito operatório do pensamento, as artes permitem descrever a “vida póstuma” das formas da cultura e das manifestações artísticas. Relembro, Walter Benjamin e o seu conceito de “Rememoração”, como o próprio conceito de Aby Warburg, nomeadamente o de “Imagem Sobrevivente”, e aqui aparece uma outra componente, que se desdobra a partir daquela: a relação da imagem com a própria história e também a da memória que sobrevive nas imagens. Este artigo tem o intuito de analisar as quatro fotografias que foram realizadas pelos prisioneiros do campo de Auschwitz-Birkenau em risco de vida, os Sonderkommandos, mostrando que as imagens são a hipótese de reconstrução do testemunho.Descargas
Citas
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Trad. Vera Brito e J. P. Cachopo. Lisboa: KKYM, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Georges Didi-Huberman fala sobre imagens e memórias do Holocausto. O Globo, 16 mar. 2003. Entrevista concedida a Guilherme Freitas. Disponível em: http://blogs.oglobo.globo. com/prosa/post/georgesdidihuberman-fala-sobreimagens-memorias-doholocausto-489909.html. Acesso em: 25 mar. 2017.
Georges Didi-Huberman fala sobre as imagens do Holocausto. Revista Vacarme, n. 37, outono de 2006. Entrevista concedida a Mathieu Potte-Bonneville & Pierre Zaoui. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Disponível em: http://www.vacarme.org/article1210.html. Acesso em: 1 mar. 2015.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagens. 11. edição. Campinas: Editora Papirus, 2002.
LEVI, Primo. Os que Sucumbem e os que se Salvam. Lisboa: Editorial Teorema, 2008.
MARIN, Louis. Des Pouvoirs De L’Image. Glosses. Paris: Éditions du Seul, 1998.
RIPA, Cesare. Iconologia. Disponível em: http://lartte.sns.it/ripa/Iconologia_db/dettagli_lettera.php?id=m#memoria. Acesso em: 18 dez. 2018.
SERRÃO, Vitor. A Trans-Memória das Imagens. Estudos Iconológicos de Pintura Portuguesa (Séculos XVI-XVIII). Lisboa: Edições Cosmos, 2007.
VENEZIA, Shlomo. Sonderkommando. No Inferno das Câmaras em Gás. São Paulo: Editorial Objetiva, 2010.
YATES, Frances A. A Arte da Memória. Campinas: UNICAMP, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.