Nas fronteiras da morte: considerações sobre as imagens religiosas e a prática historiográfica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p204Palabras clave:
Imagem, Morte, MemóriaResumen
Este texto busca refletir sobre o papel da memória na recepção de fontes visuais com ênfase nas imagens que foram confeccionadas sem o propósito de se tornarem objets d'art. Dentro deste grupo, destacam-se gravuras e iluminuras produzidas nos séculos XV e no início do XVI, na Europa, com temática cristã sobre a morte e o morrer. Neste sentido, serão utilizados os conceitos de anacronismo e montagem que foram revisitados e reformulados pelo filósofo Georges Didi-Huberman em suas mais recentes publicações.
Descargas
Citas
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente. História da Arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do Tempo. História da arte e anacronismo das imagens. Tradução de Márcia Arbex e Vera Casa Nova. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Revista Pós do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG. Tradução de Patrícia Carmello e Vera Casa Nova. Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 2014-219, 2012.. Disponível em: http://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/viewFile/60/62. Acesso em 8 set. 2016.
FERNANDES, Cássio da Silva. Aby Warburg entre a arte florentina do retrato e um retrato de Florença na época de Lorenzo de Medici. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 41, p. 131-165, 2004. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/historia/article/viewFile/4631/3583. Acesso em 10 jan. 2017.
Mitchell, W. J. T. O que as imagens realmente querem? In: ALLOA, Emmanuel (Org). Pensar a imagem. Tradução coordenada por Carla Rodrigues. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 165-189.
PUGLIESE, Vera. O anacronismo como modelo de tempo complexo da espessura da imagem. Revista Palíndromo: Teoria e História da Arte, n. 6, 2011. Disponível em: http://ppgav.ceart.udesc.br/revista/edicoes/6_teoria_hst_arte/PALINDROMO _6_artigo_1.pdf. Acesso em: 3 nov. 2016.
SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens. Ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. São Paulo: Editora EDUSC, 2007.
SERRÃO, Vítor. Ver e Crer. Os cinco sentidos da arte da pintura. Revista Invenire: Bens Culturais da Igreja, n. 2. 2011. Disponível em: http://www.academia.edu/6739072/Ver_e_Crer._Os_Cinco_Sentidos_da_Arte _da_Pintura. Acesso em: 10 dez. 2016.
SCHÖTTKER, Detlev. Os mundos imagéticos de Benjamin. Objetos, Teorias, Efeitos. Cadernos de Letras da UFF: Dossiê: Palavra e Imagem, n. 44, p. 21-46. 2012. Disponível em: http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/44/dossie1.pdf. Acesso em: 14 set. 2016.
WARBURG, Aby. A Arte do Retrato e a burguesia florentina In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã. Contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.