A imagem como história, uma leitura do livro didático através dos seus recursos visuais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p182Palabras clave:
Imagem, Livro didático, Ensino de História.Resumen
O presente artigo foi produzido a partir das atividades do projeto de pesquisa Leitura de Imagens no Ensino de História: Um estudo sobre mudanças e permanências nas prescrições, livro didático e representações culturais (LIDIHIS). Teve como objetivo analisar os recursos imagéticos de dois livros didáticos de épocas diferentes, a partir do conteúdo de Primeira República Brasileira, e avaliar sua disposição enquanto recurso para construção do conhecimento histórico. No contexto desta análise, a imagem será entendida como texto conforme estudos da pesquisadora Martine Joly. Percebemos, que as imagens são recursos presentes nos livros didáticos há décadas e que demandam propostas de problematizações que consigam extrair o seu valor pedagógico e social.Descargas
Citas
BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto: 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2016: guia digital / Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB. Brasília, DF: 2015. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/pnld-2016/#. Acesso em:3 jul. 2016.
BUSTAMANTE, Regina Maria da Cunha. Uma imagem vale mais que mil palavras! In: MONTEIRO, Ana Maria F. C.; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (Orgs.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.
CABRAL, Mario da Veiga. Compendio de Historia do Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Jacintho Ribeiro dos Santos, 1929.
FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & ensino de História. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
GASKELL, Ivan. História das Imagens. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da História: novas perspectivas; tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora UNESP, 1992.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Lisboa, PO: Edições 70, 1999.
LANDOWSKI, Eric. A Sociedade refletida: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Pontes, 1992.
MAUZE, Mariana de Aguiar Ferreira. Ensino de história e imagem: territórios possíveis. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (Orgs.). O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015.
MORAES, José Geraldo Vinci de. Cidade e cultura urbana na primeira república. Coordenação Maria Ligia Prado, Maria Helena Capelato. São Paulo: Atual, 1994.
STROHER, C. E. Aprendendo com imagens: a função das fontes visuais nos livros didáticos de História. Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, v. 4, p. 46-70, 2012.
VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. 2.ed. São Paulo: Scipione, 2013. v.3
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.