Corações na curva do rio a imagem do inimigo no western
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n7p97Palabras clave:
Cinema de faroeste, Etnocentrismo, Índios americanosResumen
O presente artigo discute a representação do índio americano no western. Esse gênero surge ainda nos primeiros anos do século XX, e suas produções costumam ser ambientadas no período de destruição das culturas nativas dos Estados Unidos (1860-1890). Diversos filmes de faroeste apresentam uma visão de mundo fundamentada no etnocentrismo e no discurso conservador da ideologia dominante. O índio surge enquanto um obstáculo à conquista de território, representante selvagem e incivilizado de uma minoria incômoda para a expressão desenvolvimentista de uma nação em progresso. Nesse sentido, serão analisados alguns dos trabalhos mais representativos de quatro cineastas americanos: Ford, Sturge, Eastwood e Peckinpah. Pretende-se inferir se tais obras contribuíram com o fortalecimento daquele que se tornou um estereótipo central no mito americano, dos índios cruéis e impiedosos.
Descargas
Citas
BRANDON, William. The American heritage book of Indians. New York: Dell, 1974.
BROWN, Dee. Enterrem meu coração na curva do rio. tradução de Geraldo Galvão Ferraz. Porto Alegre: L&PM, 2009.
BUSCOMBE, Edward. a idéia de gênero no cinema americano. In: Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. v. 2
CANEVACCI, Massimo. Antropologia do cinema: do mito à indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1990.
CHIMAMANDA, Adichie. O perigode uma única história. TED Global. Out. 2009.
CUBITT, Sean. The cinema effect. Cambridge: MIt Press, 2004.
FERNANDES, Luiz Estevam; MORAIS, Marcus Vinícius de. Os EUA no século XIX. In: KARNAL, Leandro et al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007. p. 99-172.
FURHAMMAR, Leif; ISAKSSON, Folke. Cinema & política. São Paulo: Paz e terra, 2001.
SELLERS, Charles; MAY, Henry; McMILLEN Neil. Uma reavaliação da história dos Estados Unidos: de colônia a potência imperial. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
SEVCENKO, Nicolau. As alegorias da experiência marítima e a construção do europocentrismo. In: Raça e diversidade. São Paulo: Edusp, 1996.
STAPLES, Donald (ed.). The American cinema. Washington: Voice of America, 1973.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.