Leitura de imagens e alfabetismo visual: revendo alguns conceitos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n10p89Palabras clave:
Leitura de Imagens, Alfabetismo visual, Educação e história.Resumen
Este estudo propõe analisar alguns conceitos sobre leituras de imagens propostas pelo historiador alemão Erwin Panofsky em meados do século passado relacionadas a uma produção artística elaborada em contexto educativo. Utilizamos como metodologias a revisão bibliográfica pertinente ao tema e a observação in locus da experiência artística produzida. Neste sentido, compreendemos que conceitos como leitura de imagens e alfabetismo visual estão inseridos no bojo de estudos históricos e educacionais, implicando no conhecimento da linguagem visual e não apenas da linguagem escrita para melhor entendimento dos significados da obra analisada. Assim, buscamos nesta investigação produzir e socializar conhecimento resultando-o como um processo interpretativo, reflexivo e construtivo, presentes na pesquisa de caráter qualitativo em
educação.
Descargas
Citas
CALADO, Isabel. A utilização educativa das imagens. Porto: Porto Editora, 1994. (Coleção Mundo de Saberes; 8).
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002.
PANOFSKY, Erwin. Iconografia e iconologia: uma introdução ao estudo da arte da renascença. In: PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1976. p. 47-87.
REY, Fernando L. Gonzalez. Pesquisa qualitativa. Tradução de Marcel Aristides Ferrada Silva. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
SOUSA, Márcia Maria. Reflexões sobre a leitura de imagens como ação educativa. Revista Olhares e Trilhas, v.8. n.8, p. 99-108, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.