Leitura de imagens e alfabetismo visual: revendo alguns conceitos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n10p89Palavras-chave:
Leitura de Imagens, Alfabetismo visual, Educação e história.Resumo
Este estudo propõe analisar alguns conceitos sobre leituras de imagens propostas pelo historiador alemão Erwin Panofsky em meados do século passado relacionadas a uma produção artística elaborada em contexto educativo. Utilizamos como metodologias a revisão bibliográfica pertinente ao tema e a observação in locus da experiência artística produzida. Neste sentido, compreendemos que conceitos como leitura de imagens e alfabetismo visual estão inseridos no bojo de estudos históricos e educacionais, implicando no conhecimento da linguagem visual e não apenas da linguagem escrita para melhor entendimento dos significados da obra analisada. Assim, buscamos nesta investigação produzir e socializar conhecimento resultando-o como um processo interpretativo, reflexivo e construtivo, presentes na pesquisa de caráter qualitativo em
educação.
Downloads
Referências
CALADO, Isabel. A utilização educativa das imagens. Porto: Porto Editora, 1994. (Coleção Mundo de Saberes; 8).
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002.
PANOFSKY, Erwin. Iconografia e iconologia: uma introdução ao estudo da arte da renascença. In: PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1976. p. 47-87.
REY, Fernando L. Gonzalez. Pesquisa qualitativa. Tradução de Marcel Aristides Ferrada Silva. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
SOUSA, Márcia Maria. Reflexões sobre a leitura de imagens como ação educativa. Revista Olhares e Trilhas, v.8. n.8, p. 99-108, 2007.