Visualidade e encenação da História no filme "O dragão da maldade contra o santo guerreiro" (1969) de Glauber Rocha
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p99Palabras clave:
Cinema brasileiro, Glauber Rocha, Memória e História.Resumen
O escopo principal deste trabalho é discutir e compreender como se dá a interface entre históriae cultura visual no filme "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" de Glauber Rocha.Nesta obra, a composição de temas como a honra, valentia, piedade, o sincretismo religioso e aluta entre bem e mal, remetem-nos a um universo cultural fantástico, da memória coletiva, tãopresente na literatura oral, principalmente, a de cordel. A montagem teatralizada e a performancedos personagens, expressam disposições inconscientes e descontroladas na textura de imagem esom, negando uma idéia linear de história e aproximando-a de uma noção entre mito e fábula.Assim, pretende-se saber o que a referida película retém destas tradições e o modo de expressá-las em imagens cinematográficas.
Descargas
Citas
CASTELO, Sander Cruz. "O dragão da maldade contra o santo guerreiro" (1969) e o terceiro cine: entre o cinema de autor europeu e o cinema clássico hollywoodiano. 2004. f. 93-94. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Trad. Eloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.
NEMER, Sylvia Regina Bastos. A função intertextual do cordel no cinema de Glauber Rocha. 2005. f. 129. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro.
RAMOS, Fernão Pessoa. (org). História do Cinema Brasileiro. São Paulo: Círculo do Livro, 1987.
ROCHA, 1977 apud GERBER, Raquel. O mito da civilização Atlântica: Glauber Rocha, cinema, política e estética do inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1982.
ROCHA, 1977 apud GERBER, Raquel. A Revolução do Cinema Novo. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. O terceiro olho: ensaios de cinema e vídeo (Mario Peixoto, Glauber Rocha e Júlio Bressane). São Paulo: Perspectiva/ FAPESP, 2003.
TOLENTINO, Célia Aparecida Ferreira. O rural no cinema brasileiro. São Paulo: Ed. UNESP, 2001.
VALENTINETTI, Cláudio M. Glauber Rocha, um olhar europeu. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi: Prefeitura do Rio, 2002.
VENTURA, Tereza. A poética polytica de Glauber Rocha. Rio de Janeiro: Funarte, 2000.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. São Paulo: Brasilense, 1993.
XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.