Visualidade e encenação da História no filme “O dragão da maldade contra o santo guerreiro” (1969) de Glauber Rocha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p99

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, Glauber Rocha, Memória e História.

Resumo

O escopo principal deste trabalho é discutir e compreender como se dá a interface entre históriae cultura visual no filme “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” de Glauber Rocha.Nesta obra, a composição de temas como a honra, valentia, piedade, o sincretismo religioso e aluta entre bem e mal, remetem-nos a um universo cultural fantástico, da memória coletiva, tãopresente na literatura oral, principalmente, a de cordel. A montagem teatralizada e a performancedos personagens, expressam disposições inconscientes e descontroladas na textura de imagem esom, negando uma idéia linear de história e aproximando-a de uma noção entre mito e fábula.Assim, pretende-se saber o que a referida película retém destas tradições e o modo de expressá-las em imagens cinematográficas.

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Biografia do Autor

Rodrigo Poreli Moura Bueno, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

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Publicado

2012-11-03

Como Citar

Bueno, R. P. M. (2012). Visualidade e encenação da História no filme “O dragão da maldade contra o santo guerreiro” (1969) de Glauber Rocha. Domínios Da Imagem, 6(11), 99–110. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p99

Edição

Seção

Artigos gerais