Visualidade e encenação da História no filme “O dragão da maldade contra o santo guerreiro” (1969) de Glauber Rocha
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2012v6n11p99Palavras-chave:
Cinema brasileiro, Glauber Rocha, Memória e História.Resumo
O escopo principal deste trabalho é discutir e compreender como se dá a interface entre históriae cultura visual no filme “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” de Glauber Rocha.Nesta obra, a composição de temas como a honra, valentia, piedade, o sincretismo religioso e aluta entre bem e mal, remetem-nos a um universo cultural fantástico, da memória coletiva, tãopresente na literatura oral, principalmente, a de cordel. A montagem teatralizada e a performancedos personagens, expressam disposições inconscientes e descontroladas na textura de imagem esom, negando uma idéia linear de história e aproximando-a de uma noção entre mito e fábula.Assim, pretende-se saber o que a referida película retém destas tradições e o modo de expressá-las em imagens cinematográficas.
Downloads
Referências
CASTELO, Sander Cruz. “O dragão da maldade contra o santo guerreiro” (1969) e o terceiro cine: entre o cinema de autor europeu e o cinema clássico hollywoodiano. 2004. f. 93-94. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Trad. Eloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.
NEMER, Sylvia Regina Bastos. A função intertextual do cordel no cinema de Glauber Rocha. 2005. f. 129. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro.
RAMOS, Fernão Pessoa. (org). História do Cinema Brasileiro. São Paulo: Círculo do Livro, 1987.
ROCHA, 1977 apud GERBER, Raquel. O mito da civilização Atlântica: Glauber Rocha, cinema, política e estética do inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1982.
ROCHA, 1977 apud GERBER, Raquel. A Revolução do Cinema Novo. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. O terceiro olho: ensaios de cinema e vídeo (Mario Peixoto, Glauber Rocha e Júlio Bressane). São Paulo: Perspectiva/ FAPESP, 2003.
TOLENTINO, Célia Aparecida Ferreira. O rural no cinema brasileiro. São Paulo: Ed. UNESP, 2001.
VALENTINETTI, Cláudio M. Glauber Rocha, um olhar europeu. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi: Prefeitura do Rio, 2002.
VENTURA, Tereza. A poética polytica de Glauber Rocha. Rio de Janeiro: Funarte, 2000.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. São Paulo: Brasilense, 1993.
XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença