A fotografia numa pesquisa sobre a história do Carnaval de Salvador

Autores/as

  • Milton Araújo Moura Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n5p109

Palabras clave:

Fotografia, Carnava, Metodologia, Diversidade

Resumen

Abordam-se questões metodológicas acerca da utilização da fotografia como documento numa pesquisa sobre o Carnaval de Salvador. Inicialmente, tomam-se de Le Goff, Kossoy e Mauad algumas pistas de reflexão. Em seguida, desenvolvem-se itens diretamente relacionados à investigação, destacando-se a relatividade da fotografia como documento, entre o registro do momento vivido no passado, a recriação do momento pela lente do fotógrafo e as interpretações possíveis do pesquisador.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Milton Araújo Moura, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Citas

AGIER, Michel. Anthropologie du carnaval. La ville, la fête et l’Afrique à Bahia. Marseille: Ed. Parenthèse, 2000. 252 p.

DANTAS, Marcelo. Olodum – de bloco afro a holding cultural. Salvador: Grupo Cultural Olodum/Fundação Casa de Jorge Amado. 1994.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

GÓES, Fred de. O país do carnaval elétrico. Salvador: Corrupio, 1982. (Coleção Baianada, 4).

GUERREIRO, Goli. A trama dos tambores. A música afro-pop em Salvador. São Paulo: Ed. 34, 2000. Prefácio de José Carlos Capinam. (Coleção Todos os Cantos).

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia. O efêmero e o perpétuo. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Trad. Bernardo Leitão. 2. ed. Campinas: Ed. Unicamp, 1994.

LIMA, Ari. O fenômeno Timbalada: cultura musical afro-pop e juventude baiana negromestiça. In: SANSONE, Lívio; SANTOS, Jocélio Teles. Ritmos em trânsito: sócio-antropologia da música baiana. São Paulo: Dynamis, 1997. p. 161-180.

MAUAD, Ana M. Poses e flagrantes: ensaios sobre história e fotografias. Niterói: EDUFF, 2008. v. 1.

SANTANA, Marilda. As donas e as vozes. Uma interpretação sociológica do sucesso das estrelas-intérpretes no Carnaval de Salvador. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

VIEIRA FILHO, Raphael Rodrigues. A africanização do carnaval de Salvador, BA: a recriação do espaço carnavalesco (1876-1930). 1995. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.

VIEIRA FILHO, Raphael Rodrigues. Folguedos negros no carnaval de Salvador. In: SANSONE, Livio; SANTOS, Jocélio Teles dos. Ritmos em trânsito: sócio-antropologia da música baiana. São Paulo: Dynamis, 1997.

Publicado

2014-08-01

Cómo citar

Moura, M. A. (2014). A fotografia numa pesquisa sobre a história do Carnaval de Salvador. Domínios Da Imagem, 3(5), 109–122. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n5p109

Número

Sección

Artigos gerais