Identidade, auto-imagem e felicidade no mundo virtual
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p72Palabras clave:
Ciberespaço, Weblogs, Identidade, Auto-imagem, Netnografia.Resumen
Pretendemos compreender a importância da Internet como veículo de discussão de valores sociais e sua relação com o capital social, por meio de estudo netnográfico das relações sociais entre indivíduos na formulação da identidade presente em Weblogs, onde as dinâmicas de sociabilidade entre público e privado são significados e preservados conforme antigas obsessões, tais como a da felicidade.
Descargas
Citas
AMARAL, A; NATAL, G; & VIANA, L. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. In: FAMECOS/ PUCRS, Comunicação Cibernética. N° 20. Porto Alegre: 12/2008.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. Tradução de Carlos Felipe Moisés, Ana Maria L. Ioriatti.
BLOOD, R. Weblogs: a history and perspective. Disponível em: http://www.rebeccablood. net/essays/weblogs_history.html. Acesso em 20/01/08.
DEMO, P. Dialética da Felicidade: um olhar sociológico pós-moderno. Petrópoles: Vozes, 2001. v.1.
DHAVAN V, Shah; KWAK, Nojin; HOLBERT, R. Lance. "Connecting" and "Disconnecting" with Civic Life: patterns of Internet Use and the production of Social Capital. Open University Library: 2007. Taylor & Francis. DOI: 10.1080/105846001750322952. (. Acesso em: 6/04/2008.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. (Tradução de Maria Lúcia Machado). São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MARCUSE, H. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.
MONTEIRO, S. O ciberespaço e os mecanismos de busca: novas máquinas semióticas. Brasília: Ci. Inf; vol. 35, n.1, p. 31-38, jan./abr.2006. Acessado em 11/06/2008.
RECUERO, R. da C. Diga-me com quem falas e dir-te-ei quem és: a conversação mediada pelo computador e as redes sociais na internet. Revista FAMECOS. Porto Alegre, n° 38, abril de 2009, quadrimestral.
RECUERO, R. da C. Webrings: as redes de sociabilidade e os Weblogs. Porto Alegre: Revista FAMECOS/ PUCRS: sessões do imaginário, cinema, cibercultura, tecnologias da imagem, n.11, 2004. Acessado em 11/06/2008.
ROCHA, P. J. Blogs: sentimentos em rede compartilhados na pós-modernidade. Porto Alegre: Revista FAMECOS/ PUCRS: mídia, cultura e tecnologia, vol.I, n.22, 2005. Acessado em 11/06/2008.
SAHLINS, M. Cultura na Prática. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004b.
SANTOS, T. C. O Ciberespaço: Dimensão antropológica das sociedades de controle. Revista TEXTOS de la CiberSociedad: 2005, vol. 6. Temática variada - ISSN 1577-3760. Disponível em: http://www.cibersociedad.net. Acessado em 28/05/2008. São Paulo: Record - 1ºed., 2001.
SILVA, C. A. F. da; SILVA, M. T. C. da. A dimensão Sociespacial do Ciberespaço: uma nota. Rio de Janeiro: Projeto Tamandaré (UFF - Universidade Federal Fluminense), 2006. Disponível em: http:// www.tamandare.g12.br/indexciber.htm. Acessado em 28/05/2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.







Las obras de esta publicación tienen licencia Creative Commons.