A masculinidade como uma categoria de análise para a pesquisa cemiterial: a nudez masculina na arte funerária paulista

Autores/as

  • Maristela Carneiro Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2013v7n13p59

Palabras clave:

Masculinidade, Cemitério da Consolação, Arte funerária.

Resumen

Discute-se a pertinência do uso do conceito de masculinidade como uma categoria de análise para a pesquisa cemiterial, tendo como horizonte orientador aspectos emergentes da investigação de doutoramento junto ao PPGH/UFG, sob a orientação da Profª Dra. Maria Elizia Borges. Investiga-se a nudez masculina na arte funerária paulista, no período da Primeira República, a partir do acervo do Cemitério da Consolação, em São Paulo/SP. A partir do inventário das ocorrências de imagens masculinas, parcial ou completamente despidas, vimos que estas se utilizam de representações que ora destacam a sensibilidade perante a morte, ora deixam em relevo a virilidade em associação ao mundo do trabalho; opções nem sempre em consonância com a moral burguesa e o ideal de masculinidade do período. A compreensão das diferentes representações de masculinidades faz-se necessária para a leitura dos diversos usos da nudez masculina no acervo artístico funerário em questão.

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Biografía del autor/a

Maristela Carneiro, Universidade Federal de Goiás.

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas, doutoranda em História pela Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2014-06-16

Cómo citar

Carneiro, M. (2014). A masculinidade como uma categoria de análise para a pesquisa cemiterial: a nudez masculina na arte funerária paulista. Domínios Da Imagem, 7(13), 59–69. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2013v7n13p59