Uma nota de brasilidade: identidade forjada entre Bambas e Sambas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2022v16n31p235Keywords:
chave Samba, Identidade nacional, HQ, Representatividade, Historiografia.Abstract
Ao conjunto de características de um povo oriundo da interação dos membros de uma sociedade e a relação deles com o mundo, damos o nome de identidade cultural, conceito cunhado por Hall (2006), e é a partir disso e da relação que o indivíduo estabelece com a cultura que o envolve, que podemos delinear uma identidade nacional. Utilizamos tal representação como zona de fronteira para delinear aproximações e distanciamentos que possam ser estabelecidas nesse processo contínuo de construção e negociação que ocorre em meio às interações sociais e culturais, moldado através das performances e discursos presentes na cultura e na sociedade, que ao longo do tempo podem ser contestados, transformados e reconstruídos. Durante muito tempo, a identidade de uma nação foi desenhada através de características elencadas pela elite e, dessa maneira, manifestações culturais das camadas da população menos privilegiadas social e economicamente foram excluídas. Neste artigo, propomos uma investigação sobre como elementos da cultura popular, especialmente o Samba, são parte integrante da identidade brasileira. Paraisso, realizamos uma análise bibliográfica comparatista entre o corpus literário, a História em Quadrinhos (HQ), Couro de gato: uma história do samba (2017), de Carlos Patati e João Sánchez, e a Historiografia do Samba. Essa abordagem nos permitiu identificar elementos que materializam a brasilidade.
Downloads
References
BRASIL. Decreto nº 847, de 11 de outubro de 1890. Coleção de Leis do Brasil. Rio de Janeiro, 11 out. 1890. Disponível em: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/acervo_gestao_classificacao/referencias.pdf. Acesso em: 28 abr. 2022.
CARVALHO, F. G. C. Xilogravura: os percursos da criação popular. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo (SP), n. 39, p. 143-158, 1995.
CODESPOTI, S. Morreu o roteirista e pesquisador Carlos Patati, Universo HQ, 2018. Disponível em: https://universohq.com/noticias/morreu-o-roteirista-e-pesquisador-carlos-patati/. Acesso em: 24 abr. 2022.
CONTIER, A. “Música no Brasil: história e interdisciplinaridade. Algumas interpretações (1926-1980)”. História em Debate. Atas do XVI Simpósio Nacional de História, ANPUH, Rio de Janeiro, 1991, ANPUH/CNPQ, pp.151-189.
DINIZ, A. Almanaque do Samba: a história do samba, o que ouvir, o que ler, onde curtir. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JOÃO Sánchez. CRIO.ART, [2022]. Disponível em: https://www.crio.art/conta/joao-sanchez/about/#tab_links_area. Acesso em: 24 abr. 2022.
LINS, P. Desde que o samba é samba. São Paulo: Planeta, 2012.
LOPES, N. Partido-alto: samba de bamba. [S.l.]: Pallas Editora, 2005.
MORAES; V.; PEIXOTO, M.; POWELL, B. Samba da Bênção. Intérprete: Vinicius de Moraes e Maria Creuza. In: Vinicius. Rio de Janeiro: Elenco, 1967. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/vinicius-de-moraes/samba-da-bencao.html. Acesso em: 29 abr. 2022.
NAPOLITANO, M.; WASSERMAN, M. C. Desde que o samba é samba: a questão das origens no debate historiográfico sobre a música popular brasileira. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 20, n. 39, p.167-189. 2000.
NASSER, D. Vida, Paixão e Morte no Samba, que “a lamurienta cuica é onde todos os gatos do mundo choram as suas dores.”. A Cigarra-Magazine. São Paulo: O Cruzeiro, 1944.
NETO, L. Uma história do samba: as origens. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
PATATI, C.; SÁNCHEZ, J. Couro de Gato: uma história do samba. São Paulo: Veneta, 2017.
SCHWARCZ, L. M.; STARLING, H. M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SIMAS, S. O desmonte do Morro do Castelo. Biblioteca Nacional, 2020. Disponível em: https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/05/desmonte-morro-castelo. Acesso em: 25 abr. 2022.
TOLDO, C.; FACIN, D. Quem não gosta de samba bom sujeito não é: um estudo enunciativo do samba de raiz. Antares. Caixas do Sul, v. 11, n. 23, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Domínios da ImagemDomínios da Imagem adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License, therefore, the copyrights related to the published articles belong to the author(s), who grant the journal the exclusive right of first publication.
Under this license it is possible to: Share - copy and redistribute the material in any medium or format. Adapt - remix, transform, and build upon the material, giving due credit and providing a link to the license and indicating if changes were made.