Uma nota de brasilidade: identidade forjada entre Bambas e Sambas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2022v16n31p235Palabras clave:
chave Samba, Identidade nacional, HQ, Representatividade, Historiografia.Resumen
Ao conjunto de características de um povo oriundo da interação dos membros de uma sociedade e a relação deles com o mundo, damos o nome de identidade cultural, conceito cunhado por Hall (2006), e é a partir disso e da relação que o indivíduo estabelece com a cultura que o envolve, que podemos delinear uma identidade nacional. Utilizamos tal representação como zona de fronteira para delinear aproximações e distanciamentos que possam ser estabelecidas nesse processo contínuo de construção e negociação que ocorre em meio às interações sociais e culturais, moldado através das performances e discursos presentes na cultura e na sociedade, que ao longo do tempo podem ser contestados, transformados e reconstruídos. Durante muito tempo, a identidade de uma nação foi desenhada através de características elencadas pela elite e, dessa maneira, manifestações culturais das camadas da população menos privilegiadas social e economicamente foram excluídas. Neste artigo, propomos uma investigação sobre como elementos da cultura popular, especialmente o Samba, são parte integrante da identidade brasileira. Paraisso, realizamos uma análise bibliográfica comparatista entre o corpus literário, a História em Quadrinhos (HQ), Couro de gato: uma história do samba (2017), de Carlos Patati e João Sánchez, e a Historiografia do Samba. Essa abordagem nos permitiu identificar elementos que materializam a brasilidade.
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Citas
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