Quadrinhos, masculinidades e livros didáticos: quem são os heróis na História?
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2022v16n31p157Palabras clave:
Quadrinhos, Masculinidades, Livro-didático, HistóriaResumen
Este artigo procura estabelecer um diálogo entre os processos de subjetivação das masculinidades e o ensino escolar por meio da utilização de histórias em quadrinhos, analisando as referências a HQs presentes nas duas coleções de livros didáticos de História mais distribuídos pelo PNLD 2020. A análise desse material é feita a partir da teoria filosófica de Deleuze e Guattari e as ideias dos pensamentos nômades e rizomáticos, na medida em que observa linhas de fuga possíveis às segmentaridades impostas pelos dualismos homem/mulher, adulto/criança, comumente presentes nas relações de gênero e na educação. Esse exercício sugere possibilidades e abordagens de ensino que estimulam o surgimento de múltiplas consciências históricas.
Descargas
Citas
BEIRAS, A.; LODETTI, A. S.; CABRAL, A. G.; TONELI, M. J. F.; RAIMUNDO, P. Gênero e super-heróis: o traçado do corpo masculino pela norma. Psicologia e Sociedade, v. 19, n. 3, p. 62-67, 2007.
BITTENCOURT, C. M. F. Abordagens Históricas Sobre a História Escolar. Educação & Realidade, [S. l.], v. 36, n. 1, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15136. Acesso em: 11 abr. 2022.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Imagens da África, dos africanos e seus descendentes em coleções de didáticos de História aprovados no PNLD de 2004; 2008; Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Disponível em https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10698. Acesso em: 11 abr. 2022.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kuhner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
BUCHANAN, Ian. Is Anti-Oedipus a May ‘68 book?. In: Deleuze and History. BELL, A. J.; Colebrook, C. (Org.).Edinburgh: Edinburgh University Press, 2009. Disponível em https://edinburgh.universitypressscholarship.com/view/10.3366/edinburgh/9780748636082.001.0001/upso-9780748636082. Acesso em: 11 abr. 2022.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: 34, 1995. v. 1
____O Anti-Édipo – capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2010
DELEUZE, Gilles. Entrevista sobre O Anti-Édipo (com Félix Guattari). In: Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992, p. 23-36.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. Tradução Luis Carlos Borges e Alexandre Boide. – 4a edição. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
FRONZA, Marcelo. As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 60, p. 43-72, abr./jun. 2016
GOMES, Ivan Lima. Mulheres e(m) quadrinhos: caminhos e perspectivas historiográficas. Tempo & Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 31, e0107, set./dez. 2020
LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Tradução Vera Whately. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
LINS, Daniel. O pensamento nômade. Nietzsche: Vida Nômade ou Estadia Sem Lugar. Revista Lampejo - vol. 6 nº 2. 2017, pp. 271-286. Disponível em https://revistalampejo.org/edicoes/edicao-12-vol_6_n_2/dossie/1%20-%20O%20PENSAMENTO%20N%C3%94MADE.pdf. Acesso em 11 abr. 2022.
MARCONDES, Ciro Inácio. Daytripper – Quadrinhos como Vontade e Representação. No site raio laser, novembro de 2011. Disponível em http://www.raiolaser.net/2011/11/quadrinhos-como-vontade-e-representacao.html. Acesso em 28 nov. 2021.
ORLANDI, Luiz B. L. Arrastões na imanência. Campinas-SP: Ed. Phi, 2018.
PEDROSO, Rodrigo Aparecido de Araújo. Guerra Fria e anticomunismo nas histórias em quadrinhos do Capitão América de 1954. In: XI ENCONTRO INTERNACIONAL DA ANPHLAC. Anais... Rio de Janeiro: UFF, 2014. p. 1.
SATRAPI, Marjane. Persépolis. Tradução Paulo Werneck. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SEIXAS, Raul; COELHO, Paulo. Super-Heróis. Rio de Janeiro: Philips: 1974. LP (3:11)
SPIEGELMAN, Art. Maus: a história de um sobrevivente. Tradução Antonio de Macedo Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
WESCHENFELDER, Gelson.Vamos usar quadrinhos em sala de aula? Os super-heróis invadem a escola [recurso eletrônico] / Gelson Weschenfelder -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022.
YANG, Belle. Adeus tristeza: a história dos meus ancestrais. tradução Érico Assis, São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Domínios da ImagemDomínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.