Quadrinhos, masculinidades e livros didáticos: quem são os heróis na História?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2022v16n31p157

Palabras clave:

Quadrinhos, Masculinidades, Livro-didático, História

Resumen

Este artigo procura estabelecer um diálogo entre os processos de subjetivação das masculinidades e o ensino escolar por meio da utilização de histórias em quadrinhos, analisando as referências a HQs presentes nas duas coleções de livros didáticos de História mais distribuídos pelo PNLD 2020. A análise desse material é feita a partir da teoria filosófica de Deleuze e Guattari e as ideias dos pensamentos nômades e rizomáticos, na medida em que observa linhas de fuga possíveis às segmentaridades impostas pelos dualismos homem/mulher, adulto/criança, comumente presentes nas relações de gênero e na educação. Esse exercício sugere possibilidades e abordagens de ensino que estimulam o surgimento de múltiplas consciências históricas.

Biografía del autor/a

Mariana Mello Brandão, Universidade de Brasília

Mestranda em História na Universidade de Brasília, na área de História Cultural, pesquisando masculinidades nos livros didáticos de História.

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Publicado

2022-12-01

Cómo citar

Brandão, M. M. (2022). Quadrinhos, masculinidades e livros didáticos: quem são os heróis na História?. Domínios Da Imagem, 16(31), 157–179. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2022v16n31p157

Número

Sección

Artigos gerais