Between representation and visuality: some dilemmas of the relationship between history and cinema

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p65

Keywords:

Representation, Movie theater, Visuality.

Abstract

Este texto faz uma reflexão sobre a relação do conceito de representação com o de imagem cinematográfica, problematizando-o no confronto com a historicidade da própria visualidade. A chave teórica da representação se tornou comum na historiografia brasileira, principalmente após o avanço da chamada nova história cultural que tem como uma das referências principais a obra de Roger Chartier. É preciso re-pensar o conceito quando se trata da relação história e cinema, este último tomado aqui como uma imagem. O estatuto representacional da imagem muda conforme o contexto social e a interação daquela neste. O conceito de representação só se torna adequado ao cinema, do ponto de vista historiográfico, se o filme construir uma interação social marcada por representatividade. A representação deve ser concebida como uma qualidade não intrínseca da imagem.

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Author Biography

Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor at the Department of History and the Graduate Program in History

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Published

2008-11-01

How to Cite

Santiago Júnior, F. das C. F. (2008). Between representation and visuality: some dilemmas of the relationship between history and cinema. Domínios Da Imagem, 2(3), 65–78. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p65

Issue

Section

Artigos gerais