Entre a representação e a visualidade: alguns dilemas da relação história e cinema

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p65

Palabras clave:

Representação, Cinema, Visualidade

Resumen

Este texto faz uma reflexão sobre a relação do conceito de representação com o de imagem cinematográfica, problematizando-o no confronto com a historicidade da própria visualidade. A chave teórica da representação se tornou comum na historiografia brasileira, principalmente após o avanço da chamada nova história cultural que tem como uma das referências principais a obra de Roger Chartier. É preciso re-pensar o conceito quando se trata da relação história e cinema, este último tomado aqui como uma imagem. O estatuto representacional da imagem muda conforme o contexto social e a interação daquela neste. O conceito de representação só se torna adequado ao cinema, do ponto de vista historiográfico, se o filme construir uma interação social marcada por representatividade. A representação deve ser concebida como uma qualidade não intrínseca da imagem.

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Biografía del autor/a

Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior, Universidade Federal do Rio Grande Norte

Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História

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Publicado

2008-11-01

Cómo citar

Santiago Júnior, F. das C. F. (2008). Entre a representação e a visualidade: alguns dilemas da relação história e cinema. Domínios Da Imagem, 2(3), 65–78. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p65

Número

Sección

Artigos gerais