Como olhar as imagens?

A experiência do luto na I Guerra Mundial a partir da obra de Käthe Kollwitz (1914-1945)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.50109

Palavras-chave:

I Guerra Mundial, História cultural, Memória, Arte, Luto

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo propor sugestões metodológicas para a análise das imagens artísticas da I Guerra Mundial. Partimos das obras da artista alemã Käthe Kollwitz que, influenciada pela perda de seu filho no conflito, desenvolveu um acervo que aborda a experiência civil e o luto. Convergindo com as proposições de Georges Didi-Huberman (2013), o artigo traz uma reflexão metodológica sobre como interpretar as imagens artísticas da guerra, desafiando interpretações fechadas e enfatizando a fluidez da arte. Pela perspectiva da memória cultural, em especial a partir das proposições de Jay Winter (2014), buscamos também identificar a mobilização de simbologias da tradição cultural e suas remediações, na concepção de Astrid Erll. Observamos de que maneira elas teriam permitido a Kollwitz expressar sua experiência pessoal de perda e, ao mesmo tempo, contrapor-se a uma narrativa patriótica de sacralização do conflito, por meio de sua obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em História Social pela UFRJ, Rio de Janeiro (RJ). Professora da Rede Privada. E-mail: re_dpm@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9390-7159

Referências

ACTON, Carol. Grief in wartime: private pain, public discourse. Houndmills: Palgrave Macmillan, 2007.

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. 1. ed., 3ª reimpressão. Campinas: Editora da Unicamp, 2021.

ASSMAN, Jan. Collective Memory and Cultural Identity. New German Critique, Durham, n. 65, p. 125-133, Spring - Summer, 1995.

AUDOIN-ROUZEAU, Stéphane; BECKER, Annette. 14-18: understanding the Great War. New York: Hill and Wang, 2002.

AUDOIN-ROUZEAU, Stéphane; BECKER, Annette. Violência e consentimento: A "cultura de guerra" do primeiro conflito mundial. In: RIOUX, Jean-Pierre Rioux; SIRINELLI, Jean-François. Para uma história cultural. Lisboa: Estampa, 1998, p. 237-258.

BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

CABANES, Bruno. Negotiating intimacy in the shadow of war (France,1914-1920s): new perspectives in the Cultural History of World War I. French Politics, Culture & Society, v. 31, n. 1, 2013.

CHARTIER, Roger. O Mundo como Representação. Estudos Avançados, v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991.

CORREIA, Sílvia. Cem anos de historiografia da Primeira Guerra Mundial: entre história transnacional e política nacional. Topoi (Rio de Janeiro), v. 15, n. 29, p. 650-673, 2014.

CORREIA, Sílvia. S.O.S. (Save our souls)! Representação apocalíptica e normalização da violência na memória dos soldados portugueses da Primeira Guerra Mundial. In: In: CORREIA, Sílvia. MORELI, Alexandre (coords.). Tempos e espaços de violência. Rio de Janeiro: Autografia, 2019, p. 135-155.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem: Questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Que emoção! Que emoção? São Paulo: Editora 34, 2016.

DORTCH, Jamie. Kaethe Kollwitz: Women's Art, Working-Class Agitation, and Maternal Feminism in the Weimar Republic. [s.l.]: Georgia State University, 2006. Disponível em: https://shorturl.at/jINR1 Acesso em: 26 out. 2020.

ERLL, Astrid. Memory in Culture. Houndmills: Palgrave Macmillan, 2011.

FEHLEMANN, Silke. Bereavement and Mourning (Germany). 1914-1918-online. International Encyclopedia of the First World War, 08/09/2014. Disponível em: https://shorturl.at/xDEP8. Acesso em: 20 fev. 2024.

HORNE, John. State, Society and Mobilization in Europe During the First World War. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

KOLLWITZ, Hans. The Diary and Letters of Kaethe Kollwitz. Illinois: Northwestern University Press, 1988.

KOSELLECK, Reinhart. War Memorials: Identity Formations of the Survivors. In: KOSELLECK, Reinhart. Futures Past: On the Semantics of Historical Time. New York: Columbia University Press, 2004.

MARTIN, Kathleen. O Livro dos Símbolos: reflexões sobre imagens arquetípicas. Colónia: Taschen, 2015.

MOORJANI, Angela. Käthe Kollwitz on Sacrifice, Mourning, and Reparation: An Essay in Psychoaesthetics. MLN, v. 5, n. 101, p. 1110-1134, 1986.

MOSSE, George. Fallen soldiers: reshaping the memory of the World Wars. New York: Oxford University Press, 1990.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 1, n. 10, p. 7-28, 1993.

PETERSEN, Nils Holger. Poetry, Truthfulness, and the 'Pity of War': The Sacrifice of Isaac, Wilfred Owen, and Benjamin Britten. In: Media inter Media. Boston: Brill, 2009, p. 143-163.

POTTE-BONNEVILLE, Mathieu; ZAOUI, Pierre. Inquietar-se diante de cada imagem. Entrevista com Georges Didi-Huberman. Vacarme, [s. l.], n. 37, 2006.

PRELINGER, Elizabeth. Kollwitz reconsidered. In: PRELINGER, Elizabeth; COMINI, Alessandra; BACHERT, Hildegard. Käthe Kollwitz. Washington: National Gallery of Art, 1992.

PROST, Antoine; WINTER, Jay. The Great War in History: Debates and Controversies, 1914 to the Present. Nova York: Cambridge University Press, 2005.

SCHULTE, Regina; SELWYN, Pamela. Käthe Kollwitz's Sacrifice. History Workshop Journal, v. 1, n. 41, p. 193-221, 1996.

SIEBRECHT, Claudia. The Aesthetics of Loss. Oxford: Oxford University Press, 2013.

SIMONE, Eliana. Käthe Kollwitz. São Paulo: Edusp, 2004.

ULRICH, Madeline. Questioning German Expressionism: Nazi Reception and Contradiction in the Art of Käthe Kollwitz. American University, Washington, 2014.

WINTER, Jay. Remembering War: The Great War between Memory and History in the 20th Century. London: Yale University Press, 2008.

WINTER, Jay. Sites of Memory, Sites of Mourning: The Great War in European Cultural History. 5. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

WINTER, Jay. War beyond words: languages of remembrance from the Great War to the present. London: Yale University Press, 2017.

Publicado

2024-12-01

Como Citar

Monteiro, R. (2024). Como olhar as imagens? A experiência do luto na I Guerra Mundial a partir da obra de Käthe Kollwitz (1914-1945). Domínios Da Imagem, 18, 1–23. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.50109

Edição

Seção

Artigos gerais