Como olhar as imagens?
A experiência do luto na I Guerra Mundial a partir da obra de Käthe Kollwitz (1914-1945)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2024.v18.50109Palavras-chave:
I Guerra Mundial, História cultural, Memória, Arte, LutoResumo
O presente trabalho tem como objetivo propor sugestões metodológicas para a análise das imagens artísticas da I Guerra Mundial. Partimos das obras da artista alemã Käthe Kollwitz que, influenciada pela perda de seu filho no conflito, desenvolveu um acervo que aborda a experiência civil e o luto. Convergindo com as proposições de Georges Didi-Huberman (2013), o artigo traz uma reflexão metodológica sobre como interpretar as imagens artísticas da guerra, desafiando interpretações fechadas e enfatizando a fluidez da arte. Pela perspectiva da memória cultural, em especial a partir das proposições de Jay Winter (2014), buscamos também identificar a mobilização de simbologias da tradição cultural e suas remediações, na concepção de Astrid Erll. Observamos de que maneira elas teriam permitido a Kollwitz expressar sua experiência pessoal de perda e, ao mesmo tempo, contrapor-se a uma narrativa patriótica de sacralização do conflito, por meio de sua obra.
Downloads
Referências
ACTON, Carol. Grief in wartime: private pain, public discourse. Houndmills: Palgrave Macmillan, 2007.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. 1. ed., 3ª reimpressão. Campinas: Editora da Unicamp, 2021.
ASSMAN, Jan. Collective Memory and Cultural Identity. New German Critique, Durham, n. 65, p. 125-133, Spring - Summer, 1995.
AUDOIN-ROUZEAU, Stéphane; BECKER, Annette. 14-18: understanding the Great War. New York: Hill and Wang, 2002.
AUDOIN-ROUZEAU, Stéphane; BECKER, Annette. Violência e consentimento: A "cultura de guerra" do primeiro conflito mundial. In: RIOUX, Jean-Pierre Rioux; SIRINELLI, Jean-François. Para uma história cultural. Lisboa: Estampa, 1998, p. 237-258.
BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
CABANES, Bruno. Negotiating intimacy in the shadow of war (France,1914-1920s): new perspectives in the Cultural History of World War I. French Politics, Culture & Society, v. 31, n. 1, 2013.
CHARTIER, Roger. O Mundo como Representação. Estudos Avançados, v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991.
CORREIA, Sílvia. Cem anos de historiografia da Primeira Guerra Mundial: entre história transnacional e política nacional. Topoi (Rio de Janeiro), v. 15, n. 29, p. 650-673, 2014.
CORREIA, Sílvia. S.O.S. (Save our souls)! Representação apocalíptica e normalização da violência na memória dos soldados portugueses da Primeira Guerra Mundial. In: In: CORREIA, Sílvia. MORELI, Alexandre (coords.). Tempos e espaços de violência. Rio de Janeiro: Autografia, 2019, p. 135-155.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem: Questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Que emoção! Que emoção? São Paulo: Editora 34, 2016.
DORTCH, Jamie. Kaethe Kollwitz: Women's Art, Working-Class Agitation, and Maternal Feminism in the Weimar Republic. [s.l.]: Georgia State University, 2006. Disponível em: https://shorturl.at/jINR1 Acesso em: 26 out. 2020.
ERLL, Astrid. Memory in Culture. Houndmills: Palgrave Macmillan, 2011.
FEHLEMANN, Silke. Bereavement and Mourning (Germany). 1914-1918-online. International Encyclopedia of the First World War, 08/09/2014. Disponível em: https://shorturl.at/xDEP8. Acesso em: 20 fev. 2024.
HORNE, John. State, Society and Mobilization in Europe During the First World War. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
KOLLWITZ, Hans. The Diary and Letters of Kaethe Kollwitz. Illinois: Northwestern University Press, 1988.
KOSELLECK, Reinhart. War Memorials: Identity Formations of the Survivors. In: KOSELLECK, Reinhart. Futures Past: On the Semantics of Historical Time. New York: Columbia University Press, 2004.
MARTIN, Kathleen. O Livro dos Símbolos: reflexões sobre imagens arquetípicas. Colónia: Taschen, 2015.
MOORJANI, Angela. Käthe Kollwitz on Sacrifice, Mourning, and Reparation: An Essay in Psychoaesthetics. MLN, v. 5, n. 101, p. 1110-1134, 1986.
MOSSE, George. Fallen soldiers: reshaping the memory of the World Wars. New York: Oxford University Press, 1990.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 1, n. 10, p. 7-28, 1993.
PETERSEN, Nils Holger. Poetry, Truthfulness, and the 'Pity of War': The Sacrifice of Isaac, Wilfred Owen, and Benjamin Britten. In: Media inter Media. Boston: Brill, 2009, p. 143-163.
POTTE-BONNEVILLE, Mathieu; ZAOUI, Pierre. Inquietar-se diante de cada imagem. Entrevista com Georges Didi-Huberman. Vacarme, [s. l.], n. 37, 2006.
PRELINGER, Elizabeth. Kollwitz reconsidered. In: PRELINGER, Elizabeth; COMINI, Alessandra; BACHERT, Hildegard. Käthe Kollwitz. Washington: National Gallery of Art, 1992.
PROST, Antoine; WINTER, Jay. The Great War in History: Debates and Controversies, 1914 to the Present. Nova York: Cambridge University Press, 2005.
SCHULTE, Regina; SELWYN, Pamela. Käthe Kollwitz's Sacrifice. History Workshop Journal, v. 1, n. 41, p. 193-221, 1996.
SIEBRECHT, Claudia. The Aesthetics of Loss. Oxford: Oxford University Press, 2013.
SIMONE, Eliana. Käthe Kollwitz. São Paulo: Edusp, 2004.
ULRICH, Madeline. Questioning German Expressionism: Nazi Reception and Contradiction in the Art of Käthe Kollwitz. American University, Washington, 2014.
WINTER, Jay. Remembering War: The Great War between Memory and History in the 20th Century. London: Yale University Press, 2008.
WINTER, Jay. Sites of Memory, Sites of Mourning: The Great War in European Cultural History. 5. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.
WINTER, Jay. War beyond words: languages of remembrance from the Great War to the present. London: Yale University Press, 2017.






As obras deste periódico estão licenciadas com