O ogro e o demônio: a representação fotográfica da devastação nuclear em “Hiroshima”, de Ken Domon (1945-1958)

Autores

  • Richard Gonçalves André Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n24p30

Palavras-chave:

Ken Domon, Hiroshima, Fotografia

Resumo

Em 1958, o fotógrafo japonês Ken Domon (1909-1999) publicou a coletânea intitulada “Hiroshima”, na qual produziu narrativas icônico-discursivas sobre as vítimas da bomba atômica lançada pelo exército norte-americano na cidade homônima. O presente artigo tem por objetivo analisar os textos e as fotografias presentes no livro, tendo como recorte temporal o período de 1945 a 1958, marcado, respectivamente, pelo ataque nuclear e pela publicação de “Hiroshima”. Do ponto de vista teórico e metodológico, as imagens são concebidas como representações compostas a partir de signos fotográficos, seja pensadas como unidades, seja articuladas a outras fotografias e mesmo a textos. Como resultados, sugere-se que a coletânea, utilizando abordagem humanizadora e ressaltando as histórias de pessoas cujas vidas foram afetadas pela bomba atômica, foi publicada com o intuito de não permitir que os sofrimentos derivados da guerra fosse esquecidos, justamente num período em que a sociedade japonesa começava a apresentar indícios de prosperidade e acelerado crescimento econômico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Richard Gonçalves André, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

ANDRÉ, Richard Gonçalves. O ogro e o demônio: a representação fotográfica da devastação nuclear em "Hiroshima”, de Ken Domon (1945-1958). Domínios da imagem, v. 13, n. 24, p. 30- 65, jan./jun. 2019.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a Fotografia. Lisboa: Edições 70, 2010. BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

CASTILHO TRONCOSO, Alberto del. Las mujeres de X’oyep. México: Conaculta; Cenart; Centro de la Imagen, 2013. CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a História entre certezas e inquietudes. Porto Alegre: Ed. Universidade; UFRGS, 2002.

COLE, Emily Elizabeth. Towards a new way of seeing: finding reality in postwar Japanese photography, 1945-1970. Thesis (Master of Arts) – Department of History and Graduate School of the University of Oregon, Oregon. 2015.

DOMON, Ken. Boku no bunshin toshite. In: DOMON, K. Koji junrei. Tôkyô: Kabushiki Kaisha Shôgakukan, 1998a. p. 273-274.

DOMON, Ken. Boku no sukina mono. In: DOMON, K. Koji junrei. Tôkyô: Kabushiki Kaisha Shôgakukan, 1998b. p. 270-272.

DOMON, Ken. Chikuhô no kodomotachi: Ken Domon shashinshû. Tôkyô: Patoria shoten, 1960.

DOMON, Ken. Domon Ken shashin ronshû. Tôkyô: Tsukiji Shokan, 2016a.

DOMON, Ken. Fubo - Visager: Portraits by Domon Ken. Tôkyô: ARS, 1953.

DOMON, Ken. Hashiru butsuzô. In: DOMON, K. Koji junrei. Tôkyô: Kabushiki Kaisha Shôgakukan, 1998c. p. 285-285.

DOMON, Ken. Hôon. In: DOMON, K. Koji junrei. Tôkyô: Kabushiki Kaisha Shôgakukan, 1998d. p. 291-292.

DOMON, Ken. Ikite iru Hiroshima. Tôkyô: Tsukiji Shokan, 1978.

DOMON, Ken. Koji junrei. In: DOMON, K. Koji junrei. Tôkyô: Kabushiki Kaisha Shôgakukan, 1998e. p. 290-291.

DOMON, Ken. Koji junrei. Tôkyô: Kabushiki Kaisha Shôgakukan, 1998f. DOMON, Ken. Oni no manako: Domon Ken no shigoto. Kyôto: Mitsumura Suiko Shoin Publishing, 2016b.

DOMON, Ken. Shinu koto to ikiru koto. Tôkyô: Tsukiji Shokan, s.d. DOMON, Ken. Watashi no rirekisho yori. In: DOMON, K. Koji junrei. Tôkyô: Kabushiki Kaisha Shôgakukan, 1998g. p. 287-288. WORLD WAR II MULTIMEDIA DABATASE. Disponível em: https://worldwar2database.com/gallery/wwii1116. Acesso em: 17 jul. 2019. 2. Bibliografia ADAMS, Ansel. A câmera. 3. ed. São Paulo: Editora SENAC, 2003. 64

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 7. ed. Campinas: Papirus, 1993. EHRLICH, Linda C. Erasing and refocusing: two films of the occupation. In: SANDLER, Mark (Ed.). The confusion era: art and culture of Japan during the Allied Ocupation, 1945-1952.

FUJII, Masao. Maintenance and change in Japanese traditional funerals and death-related behavior. Japanese journal of religious studies, v. 10, n. 1, p. 39- 64, 1983.

IGARASHI, Yoshikuni. Bodies of memory: narratives of war in postwar Japanese culture, 1945-1970. New Jersey: Princeton University Press, 2000.

JAFFE, Richard M. Introduction. In: SUZUKI, Daisetz T. Zen and Japanese culture. Princenton: Princenton University Press, 2010. s.p.

KUROSAWA, Akira. Os homens que pisaram na cauda do tigre. 1945. Filme (58 min.): sonoro, preto e branco, áudio em japonês. KUROSAWA, Akira. Rapsódia em agosto. 1991. Filme (98 min.): sonoro, colorido, áudio em japonês.

LUIZ, Leonardo Henrique. O espírito de Yamato: o Xintoísmo de Estado e o Kyoiku Chokugo na formação do nacionalismo japonês e a imigração para o Brasil (1890-1980). Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2019. 65

ANDRÉ, Richard Gonçalves. O ogro e o demônio: a representação fotográfica da devastação nuclear em "Hiroshima”, de Ken Domon (1945-1958). Domínios da imagem, v. 13, n. 24, p. 30- 65, jan./jun. 2019.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

MCDONALD, Keiko I. Whatever happened to passive suffering? Women on screen. In: SANDLER, Mark (Ed.). The confusion era: art and culture of Japan during the Allied Ocupation, 1945-1952. Seattle; London: Arthur M. Sackler Gallery; University of Washington Press, 1997. p. 53-71.

MUNROE, Alexandra. Postwar Japanese photography and the pursuit of consciousness. In: Daido Moriyama: stray dog. S.l: s.e, s.d.

OKAZAKI, Tetsuji. Strategies and organizations for managing “Greater East Asia Co-Prosperity Sphere”. Tokyo: The University of Tokyo, 2013.

OSTROWER, Fayga. Universos da arte. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1986. PELLEGRINO, Charles R. The last train from Hiroshima. New York: Henry Holt and Company, 2010.

RAMBELLI, Fabio. Home buddhas: historical processes and modes of representation of the sacred in the Japanese Buddhist family altar (butsudan). Japanese religions, v. 35, n. 1/2, p. 63-86, [s.d.].

RICHIE, Donald. The occupied arts. In: SANDLER, Mark (Ed.). The confusion era: art and culture of Japan during the Allied Ocupation, 1945-1952.

Seattle; London: Arthur M. Sackler Gallery; University of Washington Press, 1997. p. 11-21.

Seattle; London: Arthur M. Sackler Gallery; University of Washington Press, 1997. p. 39-51. FELTENS, Frank. “Realist” betweenness and collective victims: Domon Ken’s Hiroshima. Stanford journal of East Asian affairs, v. 11, n. 1, p. 64-74, 2011.

SHIBASAKI, Atsushi. Activities and discourses on international cultural relations in modern Japan: the making of KBS (Kokusai Bunka Shinko Kai), 1934-1953. In: HERREN, Madeleine (Ed.). Networking the international system. Switzerland: Springer International Publishing, 2014. p 53-72.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1981. VIEIRA, José Rodolfo. Representações das mulheres palestinas na perspectiva do jornalista estadunidense Joe Sacco durante a primeira intifada (1992-1996). Domínios da imagem, v. 11, n. 21, p. 117-140, jul./dez. 2017.

WARREN, Lynne (Ed.). Photography in Japan. In: WARREN, L. Encyclopedia of twentieth-century photography. New York; London: Routledge, 2006. YAMAGISHI, Shoji. Introduction. In: SZARKOWSKI, John; YAMAGISHI, S. (Ed.). New Japanese photography. New York: The Museum of Modern Art, 1974. p. 11-12

Downloads

Publicado

2019-12-26

Como Citar

André, R. G. (2019). O ogro e o demônio: a representação fotográfica da devastação nuclear em “Hiroshima”, de Ken Domon (1945-1958). Domínios Da Imagem, 13(24), 30–65. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n24p30

Edição

Seção

Artigos do dossiê