O ogro e o demônio: a representação fotográfica da devastação nuclear em “Hiroshima”, de Ken Domon (1945-1958)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n24p30Palabras clave:
Ken Domon, Hiroshima, FotografiaResumen
Em 1958, o fotógrafo japonês Ken Domon (1909-1999) publicou a coletânea intitulada “Hiroshima”, na qual produziu narrativas icônico-discursivas sobre as vítimas da bomba atômica lançada pelo exército norte-americano na cidade homônima. O presente artigo tem por objetivo analisar os textos e as fotografias presentes no livro, tendo como recorte temporal o período de 1945 a 1958, marcado, respectivamente, pelo ataque nuclear e pela publicação de “Hiroshima”. Do ponto de vista teórico e metodológico, as imagens são concebidas como representações compostas a partir de signos fotográficos, seja pensadas como unidades, seja articuladas a outras fotografias e mesmo a textos. Como resultados, sugere-se que a coletânea, utilizando abordagem humanizadora e ressaltando as histórias de pessoas cujas vidas foram afetadas pela bomba atômica, foi publicada com o intuito de não permitir que os sofrimentos derivados da guerra fosse esquecidos, justamente num período em que a sociedade japonesa começava a apresentar indícios de prosperidade e acelerado crescimento econômico.Descargas
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