A imagem como história, uma leitura do livro didático através dos seus recursos visuais

Autores

  • Eliana Rela Universidade de Caxias do Sul
  • Lucas Troglio Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p182

Palavras-chave:

Imagem, Livro didático, Ensino de História.

Resumo

O presente artigo foi produzido a partir das atividades do projeto de pesquisa Leitura de Imagens no Ensino de História: Um estudo sobre mudanças e permanências nas prescrições, livro didático e representações culturais (LIDIHIS). Teve como objetivo analisar os recursos imagéticos de dois livros didáticos de épocas diferentes, a partir do conteúdo de Primeira República Brasileira, e avaliar sua disposição enquanto recurso para construção do conhecimento histórico. No contexto desta análise, a imagem será entendida como texto conforme estudos da pesquisadora Martine Joly. Percebemos, que as imagens são recursos presentes nos livros didáticos há décadas e que demandam propostas de problematizações que consigam extrair o seu valor pedagógico e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Rela, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Informática na Educação, pesquisadora e docente  dos programas de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul.

Lucas Troglio, Universidade de Caxias do Sul

Acadêmico do curso de Licenciatura em História da Universidade de Caxias do Sul

Referências

BALDISSERA, José Alberto. Imagem e Construção do conhecimento histórico. In: BARROSO, Vera Lúcia Maciel et. al.. (Org.). Ensino de História - Desafios Contemporâneos. 1ed.Porto Alegre: EST: Exclamação: ANPUH: RS, 2010. v. 1, p. 247-265.

BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto: 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2016: guia digital / Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB. Brasília, DF: 2015. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/pnld-2016/#. Acesso em:3 jul. 2016.

BUSTAMANTE, Regina Maria da Cunha. Uma imagem vale mais que mil palavras! In: MONTEIRO, Ana Maria F. C.; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (Orgs.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.

CABRAL, Mario da Veiga. Compendio de Historia do Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Jacintho Ribeiro dos Santos, 1929.

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & ensino de História. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GASKELL, Ivan. História das Imagens. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da História: novas perspectivas; tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora UNESP, 1992.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Lisboa, PO: Edições 70, 1999.

LANDOWSKI, Eric. A Sociedade refletida: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Pontes, 1992.

MAUZE, Mariana de Aguiar Ferreira. Ensino de história e imagem: territórios possíveis. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (Orgs.). O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015.

MORAES, José Geraldo Vinci de. Cidade e cultura urbana na primeira república. Coordenação Maria Ligia Prado, Maria Helena Capelato. São Paulo: Atual, 1994.

STROHER, C. E. Aprendendo com imagens: a função das fontes visuais nos livros didáticos de História. Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, v. 4, p. 46-70, 2012.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. 2.ed. São Paulo: Scipione, 2013. v.3

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Rela, E., & Troglio, L. (2017). A imagem como história, uma leitura do livro didático através dos seus recursos visuais. Domínios Da Imagem, 11(21), 182–203. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p182

Edição

Seção

Artigos gerais