Memórias e identidades entrelaçadas pela cultura
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n15p116Palavras-chave:
Cultura visual, Memória, Identidade, Congado.Resumo
Com o aporte teórico da história cultural e dos estudos sobre cultura visual, o artigo apresenta uma análise sobre como os elementos da memória coletiva são recuperados nas práticas culturais do Congado de Airões/MG, através dos seus artefatos visuais e simbólicos. Através da análise empírica, interessou-nos verificar como a associação entre práticas culturais e memória colabora para que se desenvolva no interior do grupo um propósito de afirmação e propagação identitária, assumindo um caráter de resistência sociocultural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ALEGRE, Maria Silvia Porto. Reflexões sobre Iconografia etnográfica. In: FELDMAN-BIANCO, B.; LEITE, Miriam L. Moreira. (Org.). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 2001. p. 75-112.
BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1989.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1990.
BHABHA, Hommi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG. 2000.
BURITY, Joanildo A. Identidade e múltiplo pertencimento nas práticas associativas locais. Cadernos de estudos sociais, Recife, v. 17, n. 2, p. 189-228, jul./dez, 2001.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 2.
CASTORIADIS, Conerlius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
COSTA, Carmem Lúcia. A festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário em Catalão – Goiás. 2010. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
DUNCUN, P. Visual Culture in the Classroom. Art Education, v. 2, p. 25-32, 2003.
ESSUS, Ana Maria Mauad S. Através da imagem I: possibilidades teóricometodológicas para o uso da fotografia como recurso didático, uma experiência acadêmica. Primeiros escritos, São Paulo, n. 1, p. 4, 1994.
FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura: globalização, pósmodernismo e identidade. Rio de Janeiro: Estudos Nobel, 1995.
GEERTZ, C. O saber local. Petrópolis: Vozes, 1998.
HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
JENKS, Chris. The centrality of the eye in western culture an introduction. In: JENKS, Chris. Visual culture. London: Routledge, 1999. p. 1-25.
KATRIB, Cairo Mohamad Ibrahim. Foi assim que me contaram: recriação dos sentidos do sagrado e do profano do Congado na festa de louvor a Nossa Senhora do Rosário (Catalão-GO – 1940-2003). 2009. Tese (Doutorado em História) – Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2009.
LE GOFF, Jacques. Memória e história. São Paulo: Unicamp, 1984.
LE GOFF, Jacques; MOULINIER, Laurence; BAECQUE, Antoine. Le Rire. Annales: histoire, sciences sociales, Paris, v. 52, n. 3, 1997.
MIRZOEFF, Nicholas. An introdution to visual culture. London: Routledge, 1999.
MIRZOEFF, Nicholas. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós, 2003.
NERY, Vanda Cunha Albieri. Dançadores da fé: processos comunicacionais e simbologias no Reinado de Nossa Senhora do Rosário. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM, 30., 2007, Santos. Anais... Santos, 2007. p. 1-14.
PESAVENTO, Sandra Jatahy; SANTOS, Nádia Maria Weber; ROSSINI, Miriam de Souza. Narrativas, imagens e práticas sociais: percursos em história cultural. Porto Alegre: Asterisco, 2008.
RICOEUR, P. La mémoire. L’histoir: L’oubli. Paris: Seuil, 2000.
SANTOS, Boaventura Souza. A construção multicultural da igualdade e da diferença. In: CONGRESSO DA SBS, 6., 1995, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 1995. p.1-61.
SANTOS, Boaventura Souza. Modernidade, identidade e cultura de fronteira. Tempo social, São Paulo, v. 5, n. 12, p. 31-52, 1994.
SILVA, Sérgio Luiz Pereira. O singular e o plural da política: um estudo teórico sobre a esfera pública e o ideário da democracia na sociedade global. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. S
LATER, Don. Potography and modern vision: the spectacle of natural magic. In: JENKS, Chris. Visual culture. London: Routledge, 1999. p. 203-218.
VELHO, Gilberto. Memória, identidade e projeto. In: VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose. Antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
VORONIA, Tatiana. International symposium - Visual traditions-folk traditions. Visual antropology, Italy, v. 2, n. 1, 1989.
BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1989.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1990.
BHABHA, Hommi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG. 2000.
BURITY, Joanildo A. Identidade e múltiplo pertencimento nas práticas associativas locais. Cadernos de estudos sociais, Recife, v. 17, n. 2, p. 189-228, jul./dez, 2001.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 2.
CASTORIADIS, Conerlius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
COSTA, Carmem Lúcia. A festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário em Catalão – Goiás. 2010. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
DUNCUN, P. Visual Culture in the Classroom. Art Education, v. 2, p. 25-32, 2003.
ESSUS, Ana Maria Mauad S. Através da imagem I: possibilidades teóricometodológicas para o uso da fotografia como recurso didático, uma experiência acadêmica. Primeiros escritos, São Paulo, n. 1, p. 4, 1994.
FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura: globalização, pósmodernismo e identidade. Rio de Janeiro: Estudos Nobel, 1995.
GEERTZ, C. O saber local. Petrópolis: Vozes, 1998.
HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
JENKS, Chris. The centrality of the eye in western culture an introduction. In: JENKS, Chris. Visual culture. London: Routledge, 1999. p. 1-25.
KATRIB, Cairo Mohamad Ibrahim. Foi assim que me contaram: recriação dos sentidos do sagrado e do profano do Congado na festa de louvor a Nossa Senhora do Rosário (Catalão-GO – 1940-2003). 2009. Tese (Doutorado em História) – Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2009.
LE GOFF, Jacques. Memória e história. São Paulo: Unicamp, 1984.
LE GOFF, Jacques; MOULINIER, Laurence; BAECQUE, Antoine. Le Rire. Annales: histoire, sciences sociales, Paris, v. 52, n. 3, 1997.
MIRZOEFF, Nicholas. An introdution to visual culture. London: Routledge, 1999.
MIRZOEFF, Nicholas. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós, 2003.
NERY, Vanda Cunha Albieri. Dançadores da fé: processos comunicacionais e simbologias no Reinado de Nossa Senhora do Rosário. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM, 30., 2007, Santos. Anais... Santos, 2007. p. 1-14.
PESAVENTO, Sandra Jatahy; SANTOS, Nádia Maria Weber; ROSSINI, Miriam de Souza. Narrativas, imagens e práticas sociais: percursos em história cultural. Porto Alegre: Asterisco, 2008.
RICOEUR, P. La mémoire. L’histoir: L’oubli. Paris: Seuil, 2000.
SANTOS, Boaventura Souza. A construção multicultural da igualdade e da diferença. In: CONGRESSO DA SBS, 6., 1995, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 1995. p.1-61.
SANTOS, Boaventura Souza. Modernidade, identidade e cultura de fronteira. Tempo social, São Paulo, v. 5, n. 12, p. 31-52, 1994.
SILVA, Sérgio Luiz Pereira. O singular e o plural da política: um estudo teórico sobre a esfera pública e o ideário da democracia na sociedade global. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. S
LATER, Don. Potography and modern vision: the spectacle of natural magic. In: JENKS, Chris. Visual culture. London: Routledge, 1999. p. 203-218.
VELHO, Gilberto. Memória, identidade e projeto. In: VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose. Antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
VORONIA, Tatiana. International symposium - Visual traditions-folk traditions. Visual antropology, Italy, v. 2, n. 1, 1989.