Memórias e identidades entrelaçadas pela cultura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n15p116

Palabras clave:

Cultura visual, Memória, Identidade, Congado.

Resumen

Com o aporte teórico da história cultural e dos estudos sobre cultura visual, o artigo apresenta uma análise sobre como os elementos da memória coletiva são recuperados nas práticas culturais do Congado de Airões/MG, através dos seus artefatos visuais e simbólicos. Através da análise empírica, interessou-nos verificar como a associação entre práticas culturais e memória colabora para que se desenvolva no interior do grupo um propósito de afirmação e propagação identitária, assumindo um caráter de resistência sociocultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria da Conceição Francisca Pires, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Sergio Luiz Pereira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência Humanas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Citas

ALEGRE, Maria Silvia Porto. Reflexões sobre Iconografia etnográfica. In: FELDMAN-BIANCO, B.; LEITE, Miriam L. Moreira. (Org.). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 2001. p. 75-112.

BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1989.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1990.

BHABHA, Hommi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG. 2000.

BURITY, Joanildo A. Identidade e múltiplo pertencimento nas práticas associativas locais. Cadernos de estudos sociais, Recife, v. 17, n. 2, p. 189-228, jul./dez, 2001.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 2.

CASTORIADIS, Conerlius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

COSTA, Carmem Lúcia. A festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário em Catalão – Goiás. 2010. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

DUNCUN, P. Visual Culture in the Classroom. Art Education, v. 2, p. 25-32, 2003.

ESSUS, Ana Maria Mauad S. Através da imagem I: possibilidades teóricometodológicas para o uso da fotografia como recurso didático, uma experiência acadêmica. Primeiros escritos, São Paulo, n. 1, p. 4, 1994.

FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura: globalização, pósmodernismo e identidade. Rio de Janeiro: Estudos Nobel, 1995.

GEERTZ, C. O saber local. Petrópolis: Vozes, 1998.

HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

JENKS, Chris. The centrality of the eye in western culture an introduction. In: JENKS, Chris. Visual culture. London: Routledge, 1999. p. 1-25.

KATRIB, Cairo Mohamad Ibrahim. Foi assim que me contaram: recriação dos sentidos do sagrado e do profano do Congado na festa de louvor a Nossa Senhora do Rosário (Catalão-GO – 1940-2003). 2009. Tese (Doutorado em História) – Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2009.

LE GOFF, Jacques. Memória e história. São Paulo: Unicamp, 1984.

LE GOFF, Jacques; MOULINIER, Laurence; BAECQUE, Antoine. Le Rire. Annales: histoire, sciences sociales, Paris, v. 52, n. 3, 1997.

MIRZOEFF, Nicholas. An introdution to visual culture. London: Routledge, 1999.

MIRZOEFF, Nicholas. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós, 2003.

NERY, Vanda Cunha Albieri. Dançadores da fé: processos comunicacionais e simbologias no Reinado de Nossa Senhora do Rosário. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM, 30., 2007, Santos. Anais... Santos, 2007. p. 1-14.

PESAVENTO, Sandra Jatahy; SANTOS, Nádia Maria Weber; ROSSINI, Miriam de Souza. Narrativas, imagens e práticas sociais: percursos em história cultural. Porto Alegre: Asterisco, 2008.

RICOEUR, P. La mémoire. L’histoir: L’oubli. Paris: Seuil, 2000.

SANTOS, Boaventura Souza. A construção multicultural da igualdade e da diferença. In: CONGRESSO DA SBS, 6., 1995, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 1995. p.1-61.

SANTOS, Boaventura Souza. Modernidade, identidade e cultura de fronteira. Tempo social, São Paulo, v. 5, n. 12, p. 31-52, 1994.

SILVA, Sérgio Luiz Pereira. O singular e o plural da política: um estudo teórico sobre a esfera pública e o ideário da democracia na sociedade global. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. S

LATER, Don. Potography and modern vision: the spectacle of natural magic. In: JENKS, Chris. Visual culture. London: Routledge, 1999. p. 203-218.

VELHO, Gilberto. Memória, identidade e projeto. In: VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose. Antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

VORONIA, Tatiana. International symposium - Visual traditions-folk traditions. Visual antropology, Italy, v. 2, n. 1, 1989.

Publicado

2014-12-22

Cómo citar

Pires, M. da C. F., & Silva, S. L. P. da. (2014). Memórias e identidades entrelaçadas pela cultura. Domínios Da Imagem, 8(15), 116–135. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n15p116

Número

Sección

Artigos gerais