Novo Realismo e Internacional Situacionista: um estudo do questionamento da imagem pictórica pelas neovanguardas francesas

Autores

  • Gabriel Ferreira Zacarias Universidade de São Paulo (USP)
  • Tiago Machado Jesus Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências - FFLCH-USP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n5p67

Palavras-chave:

Neovanguarda, Novo Realismo, Internacional Situacionista

Resumo

Em meados da década de 1950, o campo da arte conheceria um novo fenômeno com o surgimento daquilo que Peter Bürger batizou de grupos de “neovanguarda”. Segundo o autor, as neovanguardas recuperavam a luta das vanguardas históricas contra a obra de arte “orgânica” e a autonomia da “instituição arte”. Nosso objetivo é o de resgatar o sentido histórico de algumas destas experiências, principalmente na França com o Novo Realismo e a Internacional Situacionista. Trata-se, sobretudo, de salientar como estas experiências buscam atualizar o campo da visualidade contemporânea nas artes plásticas, recolocando em xeque a autonomia putativa do plano pictórico através do uso de elementos que passam a integrar a vida cotidiana no capitalismo avançado.

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Biografia do Autor

Gabriel Ferreira Zacarias, Universidade de São Paulo (USP)

Bacharel em História Universidade de São Paulo (USP)

Tiago Machado Jesus, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências - FFLCH-USP

Mestre e doutorando em História Social pela FFLCH-USP.

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Publicado

2014-08-01

Como Citar

Zacarias, G. F., & Jesus, T. M. (2014). Novo Realismo e Internacional Situacionista: um estudo do questionamento da imagem pictórica pelas neovanguardas francesas. Domínios Da Imagem, 3(5), 67–82. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n5p67

Edição

Seção

Artigos gerais