Novo Realismo e Internacional Situacionista: um estudo do questionamento da imagem pictórica pelas neovanguardas francesas

Autores/as

  • Gabriel Ferreira Zacarias Universidade de São Paulo (USP)
  • Tiago Machado Jesus Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências - FFLCH-USP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n5p67

Palabras clave:

Neovanguarda, Novo Realismo, Internacional Situacionista

Resumen

Em meados da década de 1950, o campo da arte conheceria um novo fenômeno com o surgimento daquilo que Peter Bürger batizou de grupos de “neovanguarda”. Segundo o autor, as neovanguardas recuperavam a luta das vanguardas históricas contra a obra de arte “orgânica” e a autonomia da “instituição arte”. Nosso objetivo é o de resgatar o sentido histórico de algumas destas experiências, principalmente na França com o Novo Realismo e a Internacional Situacionista. Trata-se, sobretudo, de salientar como estas experiências buscam atualizar o campo da visualidade contemporânea nas artes plásticas, recolocando em xeque a autonomia putativa do plano pictórico através do uso de elementos que passam a integrar a vida cotidiana no capitalismo avançado.

Biografía del autor/a

Gabriel Ferreira Zacarias, Universidade de São Paulo (USP)

Bacharel em História Universidade de São Paulo (USP)

Tiago Machado Jesus, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências - FFLCH-USP

Mestre e doutorando em História Social pela FFLCH-USP.

Citas

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

Art Journal, Vol. 64, no.4, Winter 2005.

ANDREOTTI, Libero e COSTA, Xavier (org.), Situacionistas: arte, política, urbanisme = Situationists: Art, Politics, Urbanism. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona/ACTAR, 1996.

BLANCHARD, Daniel. Debord dans le bruit du caractère du temp: suive de Prélimiaires pour une définition de l’unité de programme révolutionnaire. Paris: Sens & Tonka Éditeur, 2000.

BERENSTEIN, Paola (org). Apologia da deriva : escritos situacionistas sobre a cidade. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro : Casa da Palavra, 2003.

BOURSEILLER, Christophe. Vie et mort de Guy Debord : 1931-1994. Paris : Plon, 2001

BUCHLOH, Benjamin. Neo-Avantgarde and Culture Industry. Cambridge: MIT Press, 2002.

BÜRGER, Peter. Teoria da Vanguarda. Lisboa: Veja,1993.

DEBORD, Guy. Oeuvres. Paris: Gallimard, 2006.

DUWA, Jérôme. Surréalistes et situationnistes, vies parallèles. Paris : Editions Dilecta, 2008.

EDWARDS, Steve; WOOD, Paul (edit). Art of the Avant Gardes. New Haven and London: Yale University Press, 2004.

FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (org.). Escritos de Artistas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006 .

FOSTER, Hal. The return of the real. Massachusetts: MIT Press, 1996

FOSTER, Hal. et al. Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2004.

GREENBERG, Clement. Clement Greenberg e o Debate Crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

INTERNATIONALE SITUATIONNISTE. Internationale Situationniste (texte intégral des 12 numéros de la revue, édition augmentée). Paris: Librairie Arthème Fayard, 2004.

NEUBURGER, Susanne. Nouveau Réalism. Catalog Museum Moderner Kunst Stiffung Ludwig Wien, 2005.

RESTANY, Pierre. Os novos realistas. São Paulo: Perspectiva, 1979

REVISTA da Gávea, n. 12. Dez. 1994.

SAFATLE, Vladimir. Cinismo e falência da crítica. São Paulo: Boitempo, 2008.

Publicado

2014-08-01

Cómo citar

Zacarias, G. F., & Jesus, T. M. (2014). Novo Realismo e Internacional Situacionista: um estudo do questionamento da imagem pictórica pelas neovanguardas francesas. Domínios Da Imagem, 3(5), 67–82. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n5p67

Número

Sección

Artigos gerais