Discutindo a imagem fotográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2007v1n1p31

Palavras-chave:

Cultura, Visaualidade, Palavra

Resumo

O artigo analisa o lugar da imagem fotográfica no universo da cultura visual. Apresenta um debate acerca da centralidade adquirida pela visualidade e da alteração que seu predomínio
provocou na cultura ocidental que estava acostumada a atribuir esse lugar ao verbal. Questiona qual é o estatuto da fotografia e a relação da imagem técnica com seus referentes a partir de três modelos teóricos. Indaga a respeito de como foi construída a história da fotografia e de sua relação com a história da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Annateresa Fabris, Universidade de São Paulo

Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP).

Referências

ABBOTT, Berenice. Photography at the crossroads. In: TRACHTENBERG, Alan (org.). Classic essays on photography. New Haven: Leete’s Island Books, 1980. p. 179.

BERSELLI, Edmondo. Calvario Wojtyla. L’Espresso, Roma, v. 34, p. 48-51, 26 ago. 2004.

COSTA, Mario. Della fotografia senza soggetto: per una teoria dell’oggetto tecnologico. Genova-Milano: Costa & Nolan, 1997. p. 35-36.

COSTA, Mario. A superfície fotográfica. In: FABRIS, Annateresa; KERN, Maria Lúcia Bastos (org.). Imagem e conhecimento. São Paulo: EDUSP, 2006. p. 179-192.

COUCHOT, Edmond. La technologie dans l’art: de la photographie à la réalité virtuelle. Nîmes: Éditions Jacqueline Chambon, 1998. p. 134-145.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1998.

FABRIS, Annateresa. Uma outra história da arte? Locus, Juiz de Fora, v. 8 n. 2, p. 27-41, 2002

GALARD, Jean. La beauté à outrance: réflexions sur l’abus esthétique. Arles: Actes Sud, 2004. p. 35-36.

GIELOW, Igor. A dor de Edna. Folha de S. Paulo, 16 abr. 2007.

GREEN, David; LOWRY, Joanna. De lo presencial a lo performativo: nueva revisión de la indicialidad fotográfica. In: GREEN, David (org.). Qué ha sido de la fotografía? Barcelona: Gustavo Gili, 2007. p. 50, 61-62

HINE, Lewis. Social photography. In: TRACHTENBERG, Alan (org.). Classic essays on photography. New Haven: Leete’s Island Books, 1980. p. 111-112.

HUYSSEN, Andreas. Escapando da amnésia: o museu como cultura de massa. In: HUYSSEN, Andreas. Memórias do modernismo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. p. 243-250.

KRAUSS, Rosalind. Welcome to the cultural revolution. October, Cambridge, v. 77, p. 90, summer 1996.

MIRZOEFF, Nicholas. An introduction to visual culture. London-New York: Routledge, 2000.

NAVARRETE, José Antonio. Good-bye, Mr. Newhall. In: FONTCUBERTA, FONTCUBERTA, Joan (org.). Photography: crisis of history. Barcelona: Actar, s.d. p. 62.

ORVELL, Miles. American photography. Oxford-New York: Oxford University Press, 2003, p. 213

RIEGO, Bernardo. From the ‘Newhall school’ to the ‘histories’ of photography: experiences and proposals for the future”. In: FONTCUBERTA, Joan (org.). Photography: crisis of history. Barcelona: Actar, s.d. p. 52-53.

ROUILLÉ, André. La photographie: entre document et art contemporain. Paris: Gallimard, 2005.p. 14-16.

FABRIS, Annateresa. surrealismo e fotografia: uma proposta de leitura. Artes Visuais, Porto Alegre, v. 13, n. 22, p. 7-16, maio 2005.

VEGA, Carmelo. Reflections for a new history of photography. In: FONTCUBERTA, FONTCUBERTA, Joan (org.). Photography: crisis of history. Barcelona: Actar, s.d. p. 78.

MOXEY, Keith. Animating aesthetics. October, Cambridge, v.77, p. 57-5, summer 1996.

VIEIRA, Tuca. Do viaduto. Piauí, Rio de Janeiro, v. 1, n. 7, p. 36, abr. 2007.

VIRILIO, Paul. La machine de vision. Paris: Éditions Galilée, 1988. p. 152-153.

Downloads

Publicado

2014-07-30

Como Citar

Fabris, A. (2014). Discutindo a imagem fotográfica. Domínios Da Imagem, 1(1), 31–41. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2007v1n1p31

Edição

Seção

Artigos gerais