Discutindo a imagem fotográfica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2007v1n1p31Palabras clave:
Cultura, Visaualidade, PalavraResumen
O artigo analisa o lugar da imagem fotográfica no universo da cultura visual. Apresenta um debate acerca da centralidade adquirida pela visualidade e da alteração que seu predomínio
provocou na cultura ocidental que estava acostumada a atribuir esse lugar ao verbal. Questiona qual é o estatuto da fotografia e a relação da imagem técnica com seus referentes a partir de três modelos teóricos. Indaga a respeito de como foi construída a história da fotografia e de sua relação com a história da arte.
Descargas
Citas
BERSELLI, Edmondo. Calvario Wojtyla. L’Espresso, Roma, v. 34, p. 48-51, 26 ago. 2004.
COSTA, Mario. Della fotografia senza soggetto: per una teoria dell’oggetto tecnologico. Genova-Milano: Costa & Nolan, 1997. p. 35-36.
COSTA, Mario. A superfície fotográfica. In: FABRIS, Annateresa; KERN, Maria Lúcia Bastos (org.). Imagem e conhecimento. São Paulo: EDUSP, 2006. p. 179-192.
COUCHOT, Edmond. La technologie dans l’art: de la photographie à la réalité virtuelle. Nîmes: Éditions Jacqueline Chambon, 1998. p. 134-145.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1998.
FABRIS, Annateresa. Uma outra história da arte? Locus, Juiz de Fora, v. 8 n. 2, p. 27-41, 2002
GALARD, Jean. La beauté à outrance: réflexions sur l’abus esthétique. Arles: Actes Sud, 2004. p. 35-36.
GIELOW, Igor. A dor de Edna. Folha de S. Paulo, 16 abr. 2007.
GREEN, David; LOWRY, Joanna. De lo presencial a lo performativo: nueva revisión de la indicialidad fotográfica. In: GREEN, David (org.). Qué ha sido de la fotografía? Barcelona: Gustavo Gili, 2007. p. 50, 61-62
HINE, Lewis. Social photography. In: TRACHTENBERG, Alan (org.). Classic essays on photography. New Haven: Leete’s Island Books, 1980. p. 111-112.
HUYSSEN, Andreas. Escapando da amnésia: o museu como cultura de massa. In: HUYSSEN, Andreas. Memórias do modernismo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. p. 243-250.
KRAUSS, Rosalind. Welcome to the cultural revolution. October, Cambridge, v. 77, p. 90, summer 1996.
MIRZOEFF, Nicholas. An introduction to visual culture. London-New York: Routledge, 2000.
NAVARRETE, José Antonio. Good-bye, Mr. Newhall. In: FONTCUBERTA, FONTCUBERTA, Joan (org.). Photography: crisis of history. Barcelona: Actar, s.d. p. 62.
ORVELL, Miles. American photography. Oxford-New York: Oxford University Press, 2003, p. 213
RIEGO, Bernardo. From the ‘Newhall school’ to the ‘histories’ of photography: experiences and proposals for the future”. In: FONTCUBERTA, Joan (org.). Photography: crisis of history. Barcelona: Actar, s.d. p. 52-53.
ROUILLÉ, André. La photographie: entre document et art contemporain. Paris: Gallimard, 2005.p. 14-16.
FABRIS, Annateresa. surrealismo e fotografia: uma proposta de leitura. Artes Visuais, Porto Alegre, v. 13, n. 22, p. 7-16, maio 2005.
VEGA, Carmelo. Reflections for a new history of photography. In: FONTCUBERTA, FONTCUBERTA, Joan (org.). Photography: crisis of history. Barcelona: Actar, s.d. p. 78.
MOXEY, Keith. Animating aesthetics. October, Cambridge, v.77, p. 57-5, summer 1996.
VIEIRA, Tuca. Do viaduto. Piauí, Rio de Janeiro, v. 1, n. 7, p. 36, abr. 2007.
VIRILIO, Paul. La machine de vision. Paris: Éditions Galilée, 1988. p. 152-153.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.