Os problemas do Estado a ser enfrentado pela república
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n2p161Palavras-chave:
Contemporaneidade, Cosmopolitismo, Estado, Problemas, República.Resumo
O artigo tem como objetivo identificar e situar os problemas que fustigam o Estado e suas instituições, principalmente a estrutura republicana do Estado. Para isso, identificaram-se os novos fatores que causam desestabilidade no Estado e, por conseguinte, afetam a dinâmica da democracia. Ainda, o problema moderno do território é motivo diversos questionamentos em relação à sua subsistência como elemento caracterizador do Estado contemporâneo, assim como a dinâmica antropo-social do individualismo. Tais questões deságuam na interpretação e materialização do princípio da igualdade, pois não basta todos serem iguais perante a lei, mas terem condições básicas mínimas. Por fim, as considerações conclusivas trazem os aspectos a serem considerados para enfrentar as problemáticas refletidas ao longo do texto.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Guilherme Camargo Massaú

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.





