Princípios, regras e ponderação: uma polêmica no âmbito da teoria discursiva do Direito.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2013v8n3p167Palavras-chave:
princípios, regras, ponderação de valores, Jürgen Habermas, Robert AlexyResumo
Este artigo analisa o debate travado entre autores vinculados à "teoria discursiva do Direito". Inicialmente, demonstra o modo como Jürgen Habermas, apoiando-se nos argumentos de Klaus Günther, rejeita a tese de Robert Alexy sobre a distinção estrutural entre princípios e regras. Em seguida, expõe o modo como Habermas rejeita a "tese da ponderação", sustentada por Alexy como solução de conflito entre princípios. Por fim, extrai algumas conclusões desta polêmica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.





