AS INCONSTITUCIONALIDADES E OS RETROCESSOS DO DECRETO Nº 10.502/2020: UM ESTUDO ACERCA DO DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Authors

  • João Victor Carloni de Carvalho Universidade Estadual Paulista - UNESP - FCHS - Campus de Franca
  • José Duarte Neto pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - FCHS - Campus de Franca

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2022v17n2p215

Keywords:

Direito à educação, Educação inclusiva, Pessoa com deficiência, Inconstitucionalidade, Decreto regulamentar

Abstract

O presente trabalho visa analisar a presença de possíveis inconstitucionalidades, ilegalidades e retrocessos no Decreto nº 10.520/2020, tomando por base o estudo da evolução histórica do direito à educação da pessoa com deficiência. A educação inclusiva é a que é prestada na rede regular de ensino. Nesse aspecto, referido ato normativo regulamentar desvirtua-se completamente das diretrizes internacionais, constitucionais e legais atinentes ao tema, permitindo o retorno da política educacional segregacionista de outrora, criando escolas especiais para os estudantes que não se “adequam” ao sistema regular de ensino. O Supremo Tribunal Federal já teve oportunidade de decidir sobre a matéria, entendendo pela primazia do ensino regular como fomento à educação inclusiva. Em decisão liminar referendada pelo Plenário, na ADI nº 6.590, suspendeu temporariamente a eficácia do Decreto nº 10.520/2020 até a deliberação final pela Corte. Esta pesquisa conclui, identicamente, que referido ato normativo incorre em inconstitucionalidade e ilegalidade. Os métodos utilizados foram o dedutivo e histórico, a partir da revisão de doutrinas (nacionais e estrangeiras), diplomas normativos (constitucionais, legais e infralegais), além da consulta e pesquisa de julgados

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Victor Carloni de Carvalho, Universidade Estadual Paulista - UNESP - FCHS - Campus de Franca

Doutorando, Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - FCHS - Campus de Franca. Bolsista CAPES (Doutorado). E-mail: carlonijv@gmail.com.

José Duarte Neto, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - FCHS - Campus de Franca

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (FD-USP). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Direito pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - FCHS - Campus de Franca. Professor de Direito Constitucional (UNESP). E-mail: jose.duarte@unesp.br.

References

ARGYROPOULOS Vassilos; HALDER, Santoshi. Inclusion, Equity and Access for Individuals with Disabilities: Insights from educators across world. Singapore: Palgrave Macmillan, 2019.

BARROSO, Luís Roberto. O controle de constitucionalidade no direito brasileiro: exposição sistemática da doutrina e análise crítica da jurisprudência. 7. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2016.

BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Publicado em 27/12/1961 e retificado em 28/12/1961.

BRASIL. Lei 7.853 de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Publicada em 25/10/1989.

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Publicado em 23/12/1996.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 72. Diário de Justiça da União, julgado em 09/03/2016, publicado em: 11/11/2016.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União. Publicado em 26/09/2009.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4.152/SP, Rel. Min. Cezar Peluzo, Tribunal Pleno, Diário de Justiça da União. 21/9/2011.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União. Publicado em: 07/07/2015.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5357/DF, Brasília, DF. Diário de Justiça da União, julgado em 09/03/2016, publicado em: 11/11/2016. Disponível em: <http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=4818214> Acesso em 28 dez 2021.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3239/DF, Rel. Min. Cezar Peluso, Relator(a) p/ Acórdão Min. Rosa Weber, Tribunal Pleno, Diário de Justiça da União. 1º/2/2019.

BRASIL. Decreto nº 10.502 de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Diário Oficial da União. Publicado em 01/10/2020.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 751, Brasília, DF. Diário de Justiça da União. Despacho publicado em 22/10/2020. Disponível em: <http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=6036507>. Acesso em 02 jan 2022.

BRASIL. Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 6950. Brasília, DF. Diário de Justiça da União, acórdão publicado em 12/02/2021. Disponível em <http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=6036507>. Acesso em 02 jan. 2022.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Pesquisa nacional de saúde: 2019, ciclos de vida. Rio de Janeiro: IBGE, 2021.

CASTRO, Heloísa Vitória. Educação especial e inclusão de pessoas com deficiência na escola: um olhar histórico-social. 2007. Disponível em:< https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/248/o/1.4.__27_.pdf>. Acesso em 20 dez 2021.

COSTA FILHO, Waldir Macieira; LEITE, Flávia Piva Almeida; RIBEIRO, Lauro Luiz Gomes [coord]. Comentários ao Estatuto da Pessoa com Deficiência. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

COSTA FILHO, Waldir Macieira; GUGEL, Maria Aparecida; RIBEIRO, Lauro Luiz Gomes [org]. Deficiência no Brasil: uma abordagem integral dos direitos das pessoas com
Deficiência. Florianópolis: Obra Jurídica, 2007.

DINIZ, Fernanda Paula; SOUZA, Raquel Menezes de. A educação inclusiva no ensino regular no brasil: aspectos legais e desafios a serem enfrentados pela pessoa com deficiência para o efetivo exercício de um direito fundamental in FREITAS, André Vicente Leite de; DINIZ, Fernanda Paula; RIBEIRO, Thiago Helton Miranda. Direitos das pessoas com Deficiência: Estudos em Homenagem ao Professor Daniel Augusto Reis, 2018, p. 85-125.

DOVIGO, Fabio [ed]. Special education needs and inclusive practices: an international perspective. Rottherdam: Sense Publishers, 2017.

FARIAS, Roseane Rabelo Souza; LOPES, Thais Andrea Carvalho de Figueiredo. As pessoas com deficiência no contexto da educação escolar brasileira in Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 65, 2015, p. 228-241.

FERREIRA, Olavo Augusto Vianna Alves. Controle de constitucionalidade e seus efeitos. 3. ed. rev. e atual. Salvador: Juspodivm, 2016.

GRAHAM, Linda J. Inclusive education for the 21st century: theory, policy and practice. Allen & Unwin: Australia, 2020.

LIMA, Cláudia Araújo de; RODRIGUES, Ana Paula Neves. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão in Revista Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco Caruaru, Brasil, v. 3, n. 5, 2017, p. 21-33.

LOGUERCIO, Rochele de Quadros; PAULA, Tatiane Estácio de. A educação da pessoa com deficiência: formação de discursos. 2021. Disponível em <https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2841>. Acesso em 20 dez 2021.

LOPES, Laís de Figueiredo; REICHER, Stella Calmot. Parecer Jurídico: Análise do Decreto nº 10.502/2020 - Instituição da Política Nacional de Educação Especial – Avaliação sobre Retrocessos no Ordenamento Jurídico. Instituto Alana: São Paulo, 2020.

NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Ações constitucionais. 2. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2013.

NUNES, Danilo Henrique Nunes; NETTO, Carlos Eduardo Montes; FERREIRA, Olavo Augusto Vianna Alves. Acessibilidade e cidadania: a pessoa portadora de deficiência e o acesso à justiça em tempos de pandemia. Revista de Estudos Jurídicos UNESP, Franca, ano 24, n. 39, jan./jun, 2020, p. 249-276.

OAB. Seccional de São Paulo. ADI 6590 STF e o Decreto 10.502/2020 - Inclusão Escolar. Evento cultural virtual, realizado em 19/03/2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=D9F1c_w0gOY> Acesso em 18 dez 2021.

ROCHA, Luiz Renato Martins et al. Análise das sustentações orais da ação direta de inconstitucionalidade da PNEE-2020 in Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 46, 2021, p. 506-527.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/TERMINOLOGIA_SOBRE_DEFICIENCIA_NA_ERA_DA.pdf>. Acesso em 21 dez 2021.

Published

2022-11-08

How to Cite

Carvalho, J. V. C. de, & Duarte Neto, J. (2022). AS INCONSTITUCIONALIDADES E OS RETROCESSOS DO DECRETO Nº 10.502/2020: UM ESTUDO ACERCA DO DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Revista Do Direito Público, 17(2), 215–234. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2022v17n2p215

Issue

Section

Artigos