CADEMIC FREEDOM AND FUTURE OF TEACHER’S LABOR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2024.v19.n2.44810Keywords:
academic freedom, teaching work, remote educationAbstract
This article is situated within the field of studies on the erosion of fundamental social rights and the neoliberal restructuring of labor, focusing on its impact on the public regulation of teachers, both male and female. The research problem is centered on examining the compatibility between the restructuring of teaching activities and the constitutional guarantee of academic freedom, as part of a broader investigation into exploitative contractual practices within Private Higher Education Institutions. Through a bibliographic and documentary study on academic freedom in the Federal Constitution (Section 1) and an analysis of issues such as lecture recording and the proposed division of labor in distance education (Section 2), the study reveals a process of expropriation of teachers' personal attributes. This qualitative and exploratory investigation employs methods including literature review and content analysis of legal documents.
Downloads
References
ANDES-SN - SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Projeto do capital para a educação, volume 4: o ensino remoto e o desmonte do trabalho docente. Brasília, DF: ANDES-SN, 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BENANAV, Aaron. Automation and the future of work. New Left Review, London, n. 119, set./out. 2019. Disponível em: https://newleftreview.org/issues/ii119/articles/aaron-benanav-automation-and-the-future-of-work-1. Acesso em: 9 set. 2020.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Diários da Assembleia Nacional Constituinte. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 1987. Suplemento nº 97. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/Constituicoes_Brasileiras/constituicao-cidada/publicacoes/diarios_anc. Acesso em: 9 set. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 9 set. 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm. Acesso em: 9 set. 2020.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm. Acesso em: 9 set. 2020.
BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho (6. Turma). Agravo de Instrumento em Recurso de Revista n. 24318-82.2016.5.24.0005. Relatora: Ministra Kátia Magalhães Arruda, 14 de março de 2018a.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Arguição de descumprimento de preceito fundamental 548. Relatora: Ministra Carmen Lúcia. Brasília, DF: STF, 2018b. Disponível em: http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=12923110. Acesso em: 15 set. 2020.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Decisão proferida pelo Ministro Alexandre de Moraes em plenário na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF 548. Brasília, DF: STF, 2018c virou 2018c. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z7NDNybUaQI&t=5965s. Acesso em: 7 set. 2020.
BRASÍLIA. Ministério Público do Trabalho. Nota Técnica 11/2020 (GT COVID 19). Nota Técnica para a atuação do Ministério Público do Trabalho na defesa da saúde e demais direitos fundamentais de professoras e professores quanto ao trabalho por meio de plataformas virtuais e/ou em home office durante o período da pandemia da doença infecciosa COVID-19. Brasília, DF: MPT, 2020. Disponível em: https://mpt.mp.br/pgt/noticias/nota-tecnica-n-11-2020-trabalho-on-line-de-professores-gt-covid-19-mpt.pdf. Acesso em: 2 set. 2020.
BULOS, Uandi Lammêgo. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva: 2015.
CFOAB - CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. 7ª Vara Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal. Ação Ordinária n. 503.4657-04.2019.4.01.3400. Brasília, DF: Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, 2019.
COUTINHO, Aldacy Rachid. Poder punitivo. In: VIANA, Marcio Túlio; ROCHA, Cláudio Jannotti da (org.). Como aplicar a CLT à luz da Constituição: alternativas para os que militam no foro trabalhista. São Paulo: LTr, 2016. v. 1.
COUTINHO, Aldacy Rachid. Reforma trabalhista brasileira e o Supremo Tribunal Federal: as escolhas trágicas?. Revista da Faculdade Mineira de Direito, Belo Horizonte, v. 21, p. 31-52, 2018. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7999.2018v21n41p31-52
DELGADO, Gabriela Neves; ROCHA, Ana Luisa. Um retrato do mundo do trabalho na pandemia em cinco paradoxos. In: Direito. UnB - Revista de Direito da Universidade de Brasília, Brasília, v. 4, n. 2, p. 16-34, maio/ago. 2020.
DELGADO, Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho. São Paulo: LTr, 2019.
FELICIANO, Guilherme Guimarães; MORAES, Paulo Douglas Almeida. Do direito social à proteção contra os efeitos da automação: breves comentários ao PL nº 1.091/2019, da câmara dos deputados. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Belo Horizonte, v. 65, n. 100, p. 947-962, jul./dez. 2019.
FERNANDES, Florestan. Florestan Fernandes na Constituinte: leituras para a reforma política. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo Expressão Popular, 2014.
FREITAS, Luis Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, out./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014143817
GALVÃO, Alexandre. Unifacs obriga professores a cederem aulas em vídeo e ameaça colaboradores de demissão. Metro1, Salvador, 27 de abril de 2020. Disponível em: https://www.metro1.com.br/noticias/cidade/91128,unifacs-obriga-professores-a-cederem-aulas-em-video-e-ameaca-colaboradores-de-demissao. Acesso em: 3 set. 2020.
GEDIEL, José Antônio Peres; KATREIN, Camila Siqueira; MELLO, Lawrence Estivalet de. Escola sem professores e expropriações de direitos da personalidade no ensino à distância. In: SANTOS, André Felipe Pereira Reid; BUSSINGER, Elda Coelho de Azevedo; PAZELLO, Ricardo Prestes (org.). Saúde, direito e movimentos sociais. São Paulo: Annablume Editora, 2020.
GEDIEL, José Antônio Peres; MELLO, Lawrence Estivalet de. Autonomia contratual e razão sacrificial: neoliberalismo e apagamento das fronteiras do jurídico. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v. 11, p. 2238-2259, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2179-8966/2020/46856
GEDIEL, José Antônio Peres; MELLO, Lawrence Estivalet de. Expropriações do sujeito trabalhador e os limites dos direitos da personalidade na Lei n. 13.467/2017. In: MELLO, Lawrence Estivalet de; SILVA, João Luiz Arzeno da; ZANIN, Fernanda (org.). Estratégias autoritárias do estado empregador: assédio e resistências. Curitiba: Kaygangue, 2017.
LEIPNITZ, Guinter. Pesquisa historiográfica e documental: diálogos entre História e Direito a partir de escrituras públicas de contratos. In: Machado, Maíra Rocha (org.). Pesquisar empiricamente o direito. São Paulo: Rede de Estudos Empíricos em Direito, 2017. p. 225-248.
MELLO, Lawrence Estivalet de. Crise do contrato de trabalho e ilegalidades expandidas. 2020. 452 f. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
MIRANDA, Jorge. Liberdade de trabalho e profissão. Revista de Direito e Estudos Sociais, Coimbra, v. 30, n. 2, p. 145-162, abr./jun. 1988.
OLIVEIRA, Caroline. Universidades particulares demitem professores em massa e lotam salas virtuais. Brasil de Fato, São Paulo, 9 set. 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/09/09/universidades-particulares-demitem-professores-em-massa-e-lotam-salas-virtuais. Acesso em: 9 set. 2020.
OSSOLA, Ana Laura. Liberdad de expresíon: declaraciones, derechos y garantias, deberes y derechos individuales. In: RODRIGUES JUNIOR, Otavio Luiz; MIRANDA, Jorge; FRUET, Gustavo Bonato (org.). Direitos da personalidade. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
RIO GRANDE DO SUL. Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Autos n. 0020494-38.2014.5.04.0007. Desembargadora Relatora: Cleusa Regina Halfen, Porto Alegre: TRT, 2017.
SEKI, Allan Kenji; SOUZA, Artur Gomes; EVANGELISTA, Olinda. O crescimento perverso das licenciaturas privadas. In: EVANGELISTA, Olinda; SEKI, Allan Kenji; SOUZA, Artur Gomes de; TITTON, Mauro; AVILA, Astrid Baecker. Desventuras dos professores na formação para o capital. Campinas: Mercado das Letras, 2019.
SHALDERS, André; MOTA, Camilla Veras; GRAGNANI, Juliana. Eleições 2018: STF suspende ações da Justiça Eleitoral em universidades; entenda a polêmica. BBC New Brasil, São Paulo, 27 out. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46005982. Acesso em: 27 ago. 2020.
SILVA, Paulo Eduardo Alves da. Pesquisas em processos judiciais. In: MACHADO, Maíra Rocha (org.). Pesquisar empiricamente o direito. São Paulo: Rede de Estudos Empíricos em Direito, 2017.
SINPES - SINDICATO DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA. Universidade positivo demite dezenas de professores e fecha cursos presenciais. Curitiba: Sinpes, 2020. Disponível em: https://sinpes.org.br/site/universidade-positivo-demite-dezenas-de-professores-e-fecha-cursos-presenciais/. Acesso em: 6 set. 2020.
SINPRO GUARULHOS. Análise da pesquisa “Trabalho docente nas instituições privadas durante a crise do Coronavírus” – parte II. Guarulhos: SINPRO, 2020. Disponível em: https://www.flipbookpdf.net/web/files/uploads/b0d4e6a5615e438e3c9fd412a1f0b5ed0ad24f6c202008.pdf. Acesso em: 9 set. 2020.
SOUSA, Andréa L. Harada. Trabalho docente e ensino a distância nas escolas privadas. Le Monde Diplomatique Brasil, [São Paulo], 4 maio 2020. Disponível em: https://diplomatique.org.br/trabalho-docente-e-ensino-a-distancia-nas-escolas-privadas/. Acesso em: 7 set. 2020.
SOUZA, Artur Gomes de; EVANGELISTA, Olinda. Pandemia! Janela de oportunidade para o capital educador. Contrapoder, [S. l.], 15 abr. 2020. Disponível em: https://contrapoder.net/colunas/pandemia-janela-de-oportunidade-para-o-capital-educador/#_ftn4. Acesso em: 7 set. 2020.
UNIVERSIDADES públicas são alvos de operações da Justiça Eleitoral em sete estados. G1, São Paulo, 26 out. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/10/26/universidades-publicas-sao-alvos-de-operacoes-da-justica-eleitoral-em-sete-estados.ghtml. Acesso em: 27 ago. 2020.
VIEIRA, Bárbara Muniz. Faculdades particulares de SP lotam salas virtuais com até 180 alunos e demitem mais de 1.600 professores durante pandemia. G1, São Paulo, 2 set. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/09/02/faculdades-particulares-de-sp-lotam-salas-virtuais-com-ate-180-alunos-e-demitem-mais-de-1600-professores-durante-pandemia.ghtml. Acesso em: 9 set. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista do Direito Público
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.