Resgate histórico-filosófico dos conceitos de liberdade: a construção da liberdade comunicativa

Autores

  • Luiz Gustavo Campana Martins Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR.
  • Clodomiro José Bannwart Júnior Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2019v14n3p150

Palavras-chave:

Conceitos de Liberdade. Teoria Habermasiana de Liberdade. Liberdade Comunicativa.

Resumo

Este artigo tem por intuito discutir a ressignificação do conceito de liberdade à luz da teoria comunicativa de Jürgen Habermas. O problema enfrentado consiste em que a liberdade, enquanto reflexo do paradigma liberal, não mais atende às necessidades das sociedades contemporâneas, e enquanto conceito reconstruído pelo republicanismo, não dá conta de garantir a proteção e a autonomia dos sujeitos individuais. Lança-se mão, pois, da hipótese de que a consolidação de um entendimento comunicativo da liberdade, como feito por Habermas, é a única capaz de resguardar a moral, a justiça e a independência individual. Pretende-se demonstrar o caráter intersubjetivo da liberdade, tomando-a como elemento central da emancipação dos indivíduos pela razão comunicativa. Para isso será elaborado um resgate filosófico dos conceitos de liberdade dentro da dualidade histórica que vem sendo tomada entre liberais e republicanos, a partir das visões de Benjamin Constant, Isaiah Berlin e Philip Pettit. Ao final, com o auxílio de Flávio Siebeneichler, objetiva-se demonstrar que a racionalidade discursiva, única de potencial emancipatório, encontra na liberdade comunicativa de Habermas o elemento chave para o seu funcionamento. Quanto à metodologia, a pesquisa se caracteriza como bibliográfica e exploratória, uma vez que pretende fazer uma discussão, a partir de obras já publicadas, para melhor compreensão do tema.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Campana Martins, Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR.

Mestrando em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) - Bolsista CAPES. Especialista em Filosofia Política e Jurídica pela UEL. E-mail: gus.campana@hotmail.com.

Clodomiro José Bannwart Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Filosofia pela UNICAMP e Professor do Programa de Mestrado em Direito Negocial na Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Martins, L. G. C., & Bannwart Júnior, C. J. (2019). Resgate histórico-filosófico dos conceitos de liberdade: a construção da liberdade comunicativa. Revista Do Direito Público, 14(3), 150–167. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2019v14n3p150

Edição

Seção

Artigos