Adminnistração pública gerencial brasileira e os desafios para prosseguir na sua implementação

Autores

  • Lara Caxico Martins Miranda Universidade Estadual de Londrina
  • Marlene Kempfer Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2018v13n3p130

Palavras-chave:

Administração Pública Gerencial. Desafios. Eficiência.

Resumo

A administração pública gerencial, cujo marco legal no Estado brasileiro foi a Emenda Constitucional n. 19/98, abriu espaços para se discutir as necessidades de se implantar no âmbito público um novo modo de gestão, com descentralização das atividades prestadas pelo Estado, instituição de controles posteriores ao ato administrativo, análise de mérito nas atividades dos servidores públicos e, dentre outros, inclusão de mecanismos privados de solução de conflitos nas demandas derivadas da execução de contratos administrativos. Apesar dos objetivos da reforma, relacionados com a promoção da eficiência pública, terem sido estabelecidos com o seu início no Estado brasileiro, ainda são inúmeros os desafios que precisam ser vencidos para se prosseguir na implementação do gerencialismo. Verificar-se-á, a partir do método dedutivo-crítico, os desafios que precisam ser enfrentados pelo Estado brasileiro para que se se concretize a administração pública gerencial bem como os caminhos para se vencê-los. A pesquisa em apreço é derivada da dissertação de mestrado apresentada para obtenção do título de mestre no programa de mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lara Caxico Martins Miranda, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Direito Negocial pelo Programa de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina. Pós Graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo Complexo de ensino Damásio de Jesus e em Direito Constitucional pelo LFG. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina.

Marlene Kempfer, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1981).

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Miranda, L. C. M., & Kempfer, M. (2018). Adminnistração pública gerencial brasileira e os desafios para prosseguir na sua implementação. Revista Do Direito Público, 13(3), 130–152. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2018v13n3p130

Edição

Seção

Artigos