Análise das comppetências legislativas municipais sobre o enfoque da administração pública gerencial

Autores

  • Valquíria Marina Santos Rodrigues Centro Universitário de Lavras
  • Érika Loureiro Borba Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS
  • Fabrício Molica de Mendonça Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2018v13n3p56

Palavras-chave:

Competências Legislativas Municipais, Gerencialismo, Administração Pública.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições da administração pública gerencial nos processos de execução das competências legislativas municipais. Obteve-se como resultado a efetiva demonstração de que a administração pública gerencialista traz maiores benefícios aos cidadãos, porém, para garantir uma prestação de serviços públicos efetivos em âmbito é preciso ir além da redefinição da atuação dos municípios necessitando, por exemplo, de um melhor repasse de verbas para a efetivação de suas competências.  Conclui-se então que o município, ao pautar suas ações sob a ótica da administração pública gerencialista tem a possibilidade de aumentar a efetividade na prestação dos serviços públicos, atingindo seu objetivo fundamental que é o interesse local. Ao estabelecer metas a serem cumpridas, criando um balanço entre as delimitações constitucionais e o interesse local, o administrador municipal alcança um sistema de funcionamento que se aperfeiçoa com o decurso do tempo, mas principalmente concede ao cidadão um rol de benefícios aos quais ele tem direito. Porém, é preciso ampliar também o repasse de verbas, por exemplo, para que os municípios tenham condição de dar mais efetividade às políticas públicas de interesse da sociedade.

 

Biografia do Autor

Valquíria Marina Santos Rodrigues, Centro Universitário de Lavras

Graduanda do curso de Direito do Centro Universitário de Lavras.

Érika Loureiro Borba, Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS

Professora substituta na Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ. Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí- UNIVÁS; Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras – UFLA e graduada em Direito pela Universidade de Itaúna.

Fabrício Molica de Mendonça, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Especialsta em Finanças (1987), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de São João Del-Rei. Professor do curso de Mestrado Acadêmico em Administração do CEFET-BH. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Controladoria. Trabalha com pesquisa evolvendo os seguintes temas: Custos, Controladoria, Mapeamento de Processos, Logística Revesa, Micro e pequena empresa e Arranjos Produtivos Locais.

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Santos Rodrigues, V. M., Loureiro Borba, Érika, & Molica de Mendonça, F. (2018). Análise das comppetências legislativas municipais sobre o enfoque da administração pública gerencial. Revista Do Direito Público, 13(3), 56–71. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2018v13n3p56

Edição

Seção

Artigos