Os problemas do Estado a ser enfrentado pela república

Autores

  • Guilherme Camargo Massaú Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n2p161

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Cosmopolitismo, Estado, Problemas, República.

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar e situar os problemas que fustigam o Estado e suas instituições, principalmente a estrutura republicana do Estado. Para isso, identificaram-se os novos fatores que causam desestabilidade no Estado e, por conseguinte, afetam a dinâmica da democracia. Ainda, o problema moderno do território é motivo diversos questionamentos em relação à sua subsistência como elemento caracterizador do Estado contemporâneo, assim como a dinâmica antropo-social do individualismo. Tais questões deságuam na interpretação e materialização do princípio da igualdade, pois não basta todos serem iguais perante a lei, mas terem condições básicas mínimas. Por fim, as considerações conclusivas trazem os aspectos a serem considerados para enfrentar as problemáticas refletidas ao longo do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Camargo Massaú, Universidade Federal de Pelotas

Professor da Faculdade de Direito e do Mestrado em Sociologia da UFPel, Doutor em Direito pela Unisinos, Mestre em Ciências Jurídico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra e Especialista em Ciências Penais pela PUCRS.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

Massaú, G. C. (2014). Os problemas do Estado a ser enfrentado pela república. Revista Do Direito Público, 9(2), 161–181. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n2p161

Edição

Seção

Artigos