Sucessão de empregadores e as privatizações

Autores

  • Cristiano Brito Lins Costa UEL
  • Lourival José de Oliveira UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2007v2n3p229

Palavras-chave:

Contrato de trabalho, Sucessão de empregadores, Sucessão e privatizações, Cláusulas limitadores de sucessão, Responsabilidade do sucessor, Responsabilidade do sucedido.

Resumo

Analisou-se a sucessão de empregadores e as privatizações, assunto sobre o qual recai algumas divergências jurisprudenciais e incertezas doutrinárias. Definiu-se contrato de trabalho e ao adentrar nesta problemática conceituou-se empregados, empregadores, relacionado a este último delimitou-se o que seria o estabelecimento comercial e ainda, realçou-se qual a natureza jurídica do contrato de trabalho. Foi pesquisado sobre a sucessão de empregadores, assim apresentou-se o seu conceito, sua natureza jurídica e suas características e ainda, sobre tal instituto esmiuçou-se a questão das responsabilidades do sucessor e do sucedido e por fim, trabalhou-se acerca da validade das cláusulas contratuais que definem responsabilidade entre sucessor e sucedido quando aos débitos trabalhistas. Ao estudar a problemática sobre as privatizações e instituto justrabalhista em estudo, previamente conceituou-se contratados administrativos e demonstrou-se a sua natureza jurídica e também se apresentou breve análise sobre licitações. Entrando na análise das privatizações apresentou-se o seu contexto histórico, definiu-se tal procedimento, pesquisou-se sobre o processo em que esta se desenvolve e estudou-se a questão das cláusulas limitadoras de responsabilidade inseridas nos contratos entre o poder público e particulares.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiano Brito Lins Costa, UEL


Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

Costa, C. B. L., & Oliveira, L. J. de. (2007). Sucessão de empregadores e as privatizações. Revista Do Direito Público, 2(3), 229–248. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2007v2n3p229

Edição

Seção

Artigos