Erro médico e consentimento informado: panorama jurisprudencial do TJRS e do STJ

Autores

  • Gustavo Silveira Borges Faculdade de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Roberta Weirich Mottin Fundação Escola Superior do Ministério Público

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2017v12n1p15

Palavras-chave:

Consentimento informado. Erro médico. Paciente. Consumidor. Jurisprudência.

Resumo

O consentimento informado é um processo de informação e deliberação visando à aceitação do paciente a um determinado tratamento médico. É visto hoje como instrumento da bioética para o fortalecimento da relação médico paciente. O objetivo desse trabalho é investigar em que medida o consentimento informado pode ser útil a fim de evitar demandas judiciais contra médicos, bem como determinar o estatuto jurídico aplicável, que fundamenta a sua necessidade. Para isso, realizou-se pesquisa doutrinária e jurisprudencial a respeito do tema, no âmbito do TJRS e STJ.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Silveira Borges, Faculdade de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense

Pós-Doutor em Direito Civil, com bolsa de pesquisa PNPD/CAPES, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2014). Doutor em Direito Civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013). Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2007). Especialista em Ciências Penais pela PUCRS (2005). Pós-graduação pela Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul - AJURIS (2003). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS (2002). Professor da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense e da Pós-graduação do Centro Universitário Ritter dos Reis - Uniritter.

Roberta Weirich Mottin, Fundação Escola Superior do Ministério Público

Mestre em Odontologia pela PUCRS. Aluna do Curso de graduação em Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público.

Downloads

Publicado

2017-05-16

Como Citar

Borges, G. S., & Mottin, R. W. (2017). Erro médico e consentimento informado: panorama jurisprudencial do TJRS e do STJ. Revista Do Direito Público, 12(1), 15–46. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2017v12n1p15

Edição

Seção

Artigos