Perspectivas e desafios na gestão de pessoas no contexto hospitalar

Perspectivas e desafios na gestão hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/anh.2022v4.id44472

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde, Recursos Humanos

Resumo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus, iniciada em 2019, proporcionou maior visibilidade e reconhecimento aos serviços de saúde, que passaram a trabalhar com o quantitativo aumentado de atendimentos e, por muitas vezes, insuficiente de colaboradores. O hospital é uma unidade complexa, uma vez que é local que se destina ao atendimento do maior bem jurídico constitucionalmente tutelado, que é a vida. Muitos hospitais sofreram forte impacto com a redução de profissionais, seja por afastamento médico, por instabilidade psicológica e, infelizmente, por perdas de vidas. Nesse contexto se reflete a importância do gerenciamento de pessoas, considerando que o capital humano é o recurso primordial para que o trabalho em saúde seja exercido com a máxima excelência. Para isso, é necessário que os colaboradores estejam envolvidos com a missão do serviço, trabalhando em prol da prestação do cuidado. O domínio na gestão de pessoas facilita o alcance de objetivos institucionais e pessoais; profissionais bem assistidos, valorizados e satisfeitos favorecem o funcionamento equilibrado do serviço, levando a resultados quantitativos e qualitativos satisfatórios.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Grazieli Freitas Santos, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira residente em Gerencia dos Serviços de Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Cento de Ciências da Saúde - CCS, Departamento de Enfermagem.

Larissa Gutierrez Carvalho Silva, Universidade Estadual de Londrina.

Enfermeira, Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP). Atua como docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR. É coordenadora da Residência em Gerência dos Serviços de Enfermagem/ UEL e coordenadora de Estágios do Curso de Enfermagem/UEL.

Evelin Daiane Gabriel Pinhatti, Universidade Estadual de Londrina.

Enfermeira, Doutoranda em enfermagem, Docente Colaborador do Departamento de Enfermagem - Universidade Estadual de Londrina.

Referências

1. Organización Panamericana de lá Salud – OPS. Respuesta de la Organización Panamericana de la Salud a la covid-19 en la región de las américas 2020 [Internet]. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52454.
2. Prestes A, organizador. Manual do Gestor Hospitalar. Federação Brasileira dos Hospitais – FBH. Brasília 2019 [Internet]. Disponível em: http://fbh.com.br/wp-content/uploads/2020/11/MANUAL-FBH_web.pdf.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-27

Como Citar

Santos, G. F., Carvalho Silva, L. G., & Gabriel Pinhatti, E. D. (2022). Perspectivas e desafios na gestão de pessoas no contexto hospitalar : Perspectivas e desafios na gestão hospitalar. Advances in Nursing and Health, 4, 64–66. https://doi.org/10.5433/anh.2022v4.id44472

Edição

Seção

Editorial