O Atlas escolar municipal de Upanema/RN: percepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2024.v10.49665Palavras-chave:
Geografia Escolar, Cartografia Escolar, Atlas Escolar, LugarResumo
A Cartografia apresenta aspectos abrangentes no que tange suas dimensões de atuação no ensino de Geografia. Atualmente é importante pensar a perspectiva do ensino por meio de diferentes formas e metodologias. Assim, a utilização de novas propostas metodológicas como a utilização dos atlas escolares municipais são uma opção, auxiliando alunos e professores na compreensão de diversos conceitos da ciência geográfica. Portanto, a presente pesquisa, é fruto de diversas reflexões que abordam o ensino de Geografia e a linguagem cartográfica. O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de elaboração do atlas escolar municipal de Upanema, a partir da percepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental e como elas podem ser trabalhadas no ensino de Geografia. O presente trabalho seguiu algumas etapas metodológicas, inicialmente buscou-se um levantamento bibliográfico, a partir de trabalhos com a perspectiva da análise, importância dos atlas escolares municipais, e alfabetização cartográfica. Para o processo de elaboração das pranchas do atlas no programa de Geoprocessamento QGis, realizamos o levantamento dos dados pré-existentes, além disso, foram realizadas visitas in loco para coleta de informações e registro fotográfico. Assim, concluímos que os atlas escolares municipais se apresentam como um importante material didático para auxiliar os professores em sala, tendo em vista que o atlas contém um rico conteúdo que evidencia as relações locais, com destaque para o lócus de vivência do aluno proporcionando, assim, um reconhecimento e uma identidade aos educandos.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BUENO, M. A. Atlas escolares municipais e sua proposta no âmbito das políticas curriculares educacionais: considerações iniciais. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v. 99, p. 74- 85, 2018. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1468. Acesso em: 13 jun. 2023.
BUENO, M. A.; COMPIANI, M. O estudo do lugar e a fundamentação geográfica dos atlas escolares municipais no Brasil. Anais... X Encontro de Geógrafos da América Latina, Universidade de São Paulo, p.14616-14626, 2005.
CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; (org.); CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de Geografia práticas e textualização no cotidiano. 12 ed. Porto Alegre: Mediação, p. 71-114, 2017.
CARLOS, J. M. L; GUEDES, J. A; COSTA, G. S. O atlas escolar municipal de Alto do Rodrigues/RN: concepção e análise de um material didático para o estudo do lugar. Pensar Geografia, Mossoró, v.6, n.2, p.66-91, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/PGEO/article/view/4624 Acesso em: 30 jul. 2023
CHRISTOFOLETTI, A. Perspectiva e critérios para a organização curricular no ensino de Geografia. Boletim Goiano De Geografia, Goiânia, v.17, n.1, p.65-82, jan./jun.1997. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/4293. Acesso em: 24 jan. 2023.
FARIAS, P. S. C. A Cartografia Escolar e o ensino fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, Recife, v.1, n.1, p.17-34, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411. Acesso em: 30 jul. 2023
FRANÇA JUNIOR, P. F.; ZUCCHI, V. P. A construção do atlas municipal de Cambira/PR: para o ensino e a aprendizagem geográfica do lugar. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v.17, n.1, p.161–172, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/8747. Acesso em: 30 jan. 2023.
LASTÓRIA, A. C.; FERNANDES, S. A. S. A Geografia e a linguagem cartográfica: de nada adianta saber ler um mapa se não se sabe aonde quer chegar. Ensino Em ReVista, v. 19, n. 2, 2012, p. 323-334. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/14939/8437. Acesso em: 24 jan. 2023.
LESANN, J. G. Geografia no ensino fundamental I. Belo Horizonte: Fino Traço, 2010.
MARTINELLI, M. As cartografias e os atlas geográficos escolares. Revista da
ANPEGE, Uberlândia, v.7, n.1, número especial, p.251-260, out. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0021
MELO, I. B. N. Atlas escolar de Mairinque/SP - geográfico e histórico. Ciência Geográfica, Bauru, v.25, n.5, p.2157-2171, jan./dez. 2021.
MENEZES, P. K; PEREIRA, B. M; CORRÊA, A. P. S. Desafios da Cartografia Escolar no ensino de Geografia (Orgs.). Anápolis: Editora UEG, 2019. E-book. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/385/o/ebook-desafios-da-cartografia-escolar-2019.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023
PITANO, S. C; NOAL, R. E; ROMIG, K. L. K. A elaboração participativa do atlas geográfico escolar de Arroio do Padre/RS e sua atuação extensionista. Expressa Extensão, v.25, n.1, p.17-27, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15210/ee.v25i1.17117. Acesso em: 13 jun. 2023
RIBEIRO, R. A. S; FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia Escolar crítica e as tecnologias no ensino de Geografia. Revista Signos Geográficos, v.3, p.1-17, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/67454. Acesso em: 01 ago. 2023
ROBAINA, L. E. S.; MENEZES, D. J. Valorização do estudo do lugar a partir do atlas geoambiental de São Pedro do Sul–RS. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, Fortaleza, v.6, n.11, p.60-71, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5528/552856408007.pdf Acesso em: 30 jul. 2023
ROMING, K. L.; PITANO, S. C. O atlas geográfico municipal como recurso didático no ensino de Geografia: elaboração e perspectivas formativas. Geografia, Londrina, v.29, n.2, p.241-260, jul. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p241 Acesso em: 24 jul. 2023
SAMPAIO, A. C. F; SAMPAIO, A. Á. M. A Cartografia ensinada na Educação Básica: experiências de atlas geográfico escolar municipal. Revista Brasileira de Cartografia, v.66, n.4, p.921-929, 2014. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/eafa/c974e0fd7647b1f0e1d692c065a98387db9f.pdf
SANTOS, M. G. M.; GUEDES, J. A. O atlas escolar municipal de São Rafael-RN: processo de elaboração e importância para o ensino de Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v.10, n.19, p.145-165, jul./dez. 2019. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/edicao-19.php. Acesso em: 27 jan. 2023.
SILVA, C.; LEMES, D. P. A importância da utilização de mapas nas series iniciais Souza. Revista Geográfica de América Central, Costa Rica, v.2, p.1-12, jul./dic, 2011. Disponível em: https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/geografica/article/view/2740 Acesso em: 05 out.
SILVA, G. M; BATISTA, N. L; RIZZATTI, M; CASSOL, R. A Cartografia Escolar como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia: uma proposta de oficinas didáticas com alunos do ensino fundamental. Revista Ensino de Geografia, Recife, v.1, n.2, p.120-134, mai./ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240434. Acesso em: 29 jul. 2023
SILVA, K. A. A formação continuada de professoras do Ensino Fundamental I a partir do Atlas Escolar Municipal de Trindade (GO). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais. Goiânia, 2014.
SILVA, L. M. A abordagem da Cartografia e o desenvolvimento das percepções espaciais nos anos finais do Ensino Fundamental. Anais... Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Políticas, linguagens e trajetória. Campinas, p.376-388, 2019. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/2977 Acesso em: 05 out. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Filipe Rone de Moura, Josiel de Alencar Guedes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado