Novas tecnologias e o ensino de Geografia
Uma proposta de sequência didática com o uso de aplicativos de celulares como recurso pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.47696Palavras-chave:
Smartphones;, Sequência Didática, ensino de geografiaResumo
A sociedade atual está cada vez mais tecnológica e a cada dia mais pessoas estão tendo acesso às tecnologias. A escola não é uma ilha isolada, portanto, essas novas ferramentas estão, aos poucos, sendo incorporadas nas escolas e os alunos, cada vez mais, estão tendo acesso a elas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é elaborar uma Sequência Didática abordando o conteúdo “O Relevo Terrestre” utilizando os aplicativos de celulares Google Maps e LandscapAR Augmented Reality como ferramentas didáticas. Metodologicamente, esta pesquisa foi elaborada por meio de pesquisa bibliográfica, levantamento de aplicativos para smartphones que podem ser utilizados como recurso pedagógico para o ensino de Geografia, além de indicação e categorização desses aplicativos relacionados aos conteúdos geográficos, e, por fim, a elaboração de uma Sequência Didática. O uso de novas tecnologias pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem, tornando-se ferramentas de comunicação, informação e interação, reproduzindo e produzindo conhecimento a partir do seu uso e das relações sociais em sala de aula.
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