CENTENÁRIOS REPRESENTATIVOS DA GUERRA DO CONTESTADO: GEOGRAFIZA(N)DO E REPRESENTA(N)DO POR MEIO DAS AQUARELAS DA ARTISTA PLÁSTICA MÁRCIA ELIZABETE SCHÜLER.
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31770Resumen
Várias são as abordagens acerca da Guerra do Contestado: econômicas, políticas, sociais, culturais, históricas, artísticas, cada qual com sua visão e inegável contribuição. Com objetivo de analisar a Guerra do Contestado pelo viés artístico, utilizou-se as aquarelas da artista Márcia Elizabete Schüler e as contribuições de Serge Moscovici, construindo uma análise da representação social, quando muitos elementos essenciais carregam acerca da região do Contestado. Para tanto, inicia-se a discussão situando a leitura quanto à região geográfica do Contestado e o contexto social da época, ressaltando que o texto apresenta um panorama geral das raízes da guerra de forma sucinta, entretanto suficiente, dada a ampla relação espaço, tempo e conflito. São apresentadas as bases da Representação Social proposta por Moscovici destacando seus princípios metodológicos, a importância da comunicação, os papéis dessa representação e a construção do conhecimento que paira sobre os universos reificado e consensual. O intuito é perceber a maneira com que as Representações Sociais permitem compreender e explicar a realidade além de formarem condutas e orientarem as comunicações sociais. Dessa forma, mesclam-se as contribuições teóricas de Moscovici a uma representação do Contestado por meio de aquarelas objetivando construir uma cronologia dos principais fatos do conflito e destacar uma das numerosas formas de se representar a significância desta região para a formação territorial sul-brasileira.
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