CONFLITOS TERRITORIAIS NA FORMAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL DA REGIÃO CENTRO DO PARANÁ

Autores

  • Cleverson Gonçalves Universidade Estadual de LONDRINA
  • Nilson Cesar Fraga
  • Cristina Buratto Gross

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31871

Resumo

O processo de Formação Sócio-espacial da Região Centro do Paraná é marcado por alguns conflitos territoriais, que envolveram principalmente disputas pela posse de terras entre povos indígenas, caboclos, imigrantes europeus e grileiros de outras partes do país. Essa região que contemporaneamente é tida como um bolsão de pobreza no Sul brasileiro tem como herança desse processo de formação inicial, os mais baixos índices sociais do estado do Paraná, com uma ampla concentração fundiária, um grande número de pessoas pobres e extremamente pobres, além de baixos investimentos do setor público. Desse modo, nosso objetivo com esse trabalho é analisar parte dos conflitos que ocorreram na região, a fim de compreender possíveis relações com os índices sociais e econômicos atuais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CALABI, D., INDOVINA, F. Sobre o uso capitalista do território. Revista do Departamento de Geografia da USP. N. 9, 1992, p. 57-66.

EURICH, G., O índio no banco dos réus: historicizando o conflito entre índios Kaingang e colonos na Vila Pitanga (1923). Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.

FAVARO, J. L., Geografia da política de desenvolvimento territorial rural: sujeitos, institucionalidades, participação e conflitos no território da cidadania Paraná Centro– Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

HAESBAERT, R, Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2002.

HAESBAERT, R. Dilema de conceitos: espaço-território e contenção territorial. In: SAQUET, M; SPOSITO, E. (Org). Território e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

IURKIV, J. E. A Revolta do Tigre (1955), Posseiros, proprietários e Grileiros: uma luta de representação. 120 p. Dissertação (Mestrado em História). Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1999

MOTA, L. T.; NOVAK, E. S. Os Kaingang do vale do rio Ivaí PR: história e relações interculturais. 1. Ed. Maringá: EDUEM, 2008.

RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993.

SAQUET, M. A. Os tempos e os territórios da colonização italiana. Porto Alegre: EST Edições, 2003.

Downloads

Publicado

08-12-2017

Como Citar

Gonçalves, C., Fraga, N. C., & Buratto Gross, C. (2017). CONFLITOS TERRITORIAIS NA FORMAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL DA REGIÃO CENTRO DO PARANÁ. Geographia Opportuno Tempore, 3(2), 242–252. https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31871

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>